Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 05 > Dilma destaca importância da integração do São Francisco

Infraestrutura

Dilma destaca importância da integração do São Francisco

Segurança hídrica

Presidenta visita trechos do maior empreendimento de segurança hídrica do País, que deve beneficiar 12 milhões de pessoas
por Portal Brasil publicado: 13/05/2014 11h28 última modificação: 30/07/2014 03h01

Nesta manhã de terça-feira (13), a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a importância da implantação do Projeto de Integração do São Francisco. Dilma acompanha durante todo o dia as obras empreeendimentos em trechos localizados nos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco.

"As obras de Integração do São Francisco são fundamentais para que a população do Nordeste possa conviver com a seca", afirmou em entrevista coletiva após visitar o Túnel Cuncas II, em São José de Piranhas (PB). Dilma estava acompanhada de comitiva de ministros e do ex-ministro Ciro Gomes, que durante o governo Lula foi o principal articulador do Projeto de Revitalização e Integração do Rio São Francisco.

O Projeto de Integração do São Francisco é o maior empreendimento de segurança hídrica do País e deve beneficiar 12 milhões de residentes de regiões do Nordeste atingidas pela seca. "Junto com os governos de toda a região, estamos investindo para garantir que a falta de água não seja surpresa", afirmou a presidenta que logo na sequência classificou o projeto como uma "obra complexa".

A agenda presidencial prevê a chegada de Dilma no Ceará às 11h30 para visitar a Barragem de Jati. No local, ela irá se encontrar com funcionários do empreendimento e, na sequência, se reunirá com representantes das empresas construtoras.

Em seguida, a presidenta concede entrevista coletiva, às 13h20. Às 15h, Dilma ainda acompanhará as obras da Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó (PE).

Integração do São Francisco

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a mais importante iniciativa do governo federal dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. O objetivo é garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste Setentrional, onde a estiagem acontece frequentemente. 

A região Nordeste possui 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água, o que provoca grande irregularidade na distribuição dos recursos hídricos, já que o rio São Francisco apresenta 70% de toda a oferta regional. 

O Projeto de Integração do Rio São Francisco estabelece a interligação da bacia hidrográfica do Rio São Francisco - que apresenta relativa abundância de água (1.850 m³/segundo de vazão garantida pelo reservatório de Sobradinho) - com bacias inseridas no Nordeste Setentrional. Essa interligação vai levar água para consumo humano, animal e para ações que vão alavancar o desenvolvimento socioeconômico da região.

Este empreendimento, além de recuperar 23 açudes, vai construir outros 27 reservatórios, que funcionarão como pulmões de água para os sistemas de abastecimento do agreste, fornecendo 6 m³ por segundo.

Acompanhe as visitas da presidenta aos trechos do Projeto de Integração do São Francisco ao vivo pela TV NBR.
Mais importante iniciativa do governo federal dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos, projeto vai garantir segurança hídrica para mais de 390 cidades do Nordeste Setentrional
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital