Infraestrutura
Integração Nacional leva FNE Itinerante a mais duas cidades
Desenvolvimento regional
O programa de divulgação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE Itinerante) realiza reuniões, nesta quinta-feira (8), nos municípios de Presidente Vargas, no Maranhão, e Ocara, no Ceará.
Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, Banco do Nordeste e Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o programa tem por objetivo informar os agricultores e empreendedores de menor porte sobre as vantagens de contrair financiamento com o governo federal, além de fomentar o desenvolvimento regional.
As linhas de crédito disponibilizadas pelo FNE são voltadas prioritariamente para o setor produtivo e operam com condições favorecidas e diferenciadas, como taxas de juros reduzidas, amplos limites financiáveis e prazos de pagamentos elásticos. Para este ano o fundo conta com um orçamento de R$ 13 bilhões, sendo que 51% devem ser reservados exclusivamente para os pequenos tomadores. O FNE tem atuação em toda a Região Nordeste do País e no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
"O que queremos com as reuniões itinerantes é fazer chegar aos habitantes de locais mais afastados a informação sobre os recursos oferecidos pelo governo para financiar suas atividades produtivas, tanto no campo quanto na cidade. Estamos visando, sobretudo, aos pequenos produtores e empreendedores, que sabidamente têm mais dificuldades em acessar o sistema bancário", afirma o secretário interino de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional, Wanderley Uchoa, que participará da reunião em Ocara.
Junto a outros palestrantes, o secretário mostrará aos cearenses os procedimentos para pleitear os recursos administrados pelo Ministério da Integração Nacional e Banco do Nordeste (agente financeiro), além de se informar sobre as carências da região. "É muito importante um gestor público ir ao território, conhecer a realidade da região e se capacitar para melhor definir políticas públicas, inclusive as de crédito", enfatiza Wanderley Uchoa.
O cronograma do FNE Itinerante para 2014 prevê reuniões em mais de 100 cidades, selecionadas com base na priorização de áreas da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e no fato de estarem classificadas como de baixa renda ou estagnadas, não possuírem agência do Banco do Nordeste e não terem registro de contratações com recursos do fundo no anterior, entre outros critérios.
São parceiros do programa as prefeituras municipais, câmaras de vereadores, sindicatos rurais, conselhos de contabilidade, Serviço de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae), além de diversas outras entidades que atuam na mobilização para o evento. Todas as reuniões são abertas ao público em geral.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













