Infraestrutura
Ministro afirma que novo terminal de Viracopos entrará em operação ainda em 2014
Aviação civil
O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, declarou, na manhã desta quarta-feira (14) que o novo terminal do Aeroporto de Viracopos (região de Campinas/SP) vai operar até o fim deste ano. Até a próxima sexta-feira, a concessionária Aeroportos do Brasil entregará ao ministro o novo cronograma das obras. E, dentro dos próximos dias, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) definirá as medidas punitivas à empresa.
Viracopos não entregou a primeira fase da obra de expansão dentro do prazo contratual firmado com o governo federal, que acabou em 11 de maio último. Em 7 de maio, a empresa informou que a reforma estava 92% concluída.
"Temos uma política de governo que está sendo executada e os resultados já estão sendo sentidos. Com a inauguração desses aeroportos, vamos viver um novo patamar na infraestrutura aeroportuária brasileira. Não vivemos mais um ambiente de monopólio, e sim de concorrência. Nesse ponto, o passageiro é o maior beneficiado", defendeu o ministro.
Moreira Franco comemorou o resultado dos aeroportos concedidos à iniciativa privada. Até o fim do mês, os dois novos terminais do aeroporto de Brasília estarão funcionando -- o Píer Sul foi inaugurado em abril. O aeroporto entregará uma moderna infraestrutura aos passageiros em 20 de maio. Em breve também entra em operação o novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN). Até o fim do ano, começam as novas obras de expansão dos aeroportos de Galeão (RJ) e Confins (MG).
Segundo o ministro, esses aeroportos representam 80% dos voos internacionais e 50% dos voos domésticos do país. "Hoje o aeroporto exerce o mesmo papel que antigamente exercia o porto, como centralizador de um polo econômico, de oportunidade para que as sociedades possam conviver em um ambiente de diversidade", disse Moreira Franco.
O ministro voltou a defender que a infraestrutura aeroportuária está pronta para a Copa. “As pessoas acham que a pressão da Copa vai ser maior que a do fim do ano, o que não é verdade. Algumas obras vão ficar realmente prontas depois do Mundial. Mas nas condições atuais, vamos receber bem os turistas no Brasil, disse.
Ele também destacou o Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, que visa investimento de R$ 7,4 bilhões nos 270 aeroportos espalhados pelo interior do país. "Hoje o Brasil tem 700 aeroportos, mas apenas 120 operam normalmente. Isso é muito pouco. Por isso o programa de aviação regional é essencial", completou.
Infraero
O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, também participou da audiência pública. Ele apresentou um panorama das obras nos 12 aeroportos que atenderão a Copa do Mundo. Segundo ele, hoje, praticamente todos os aeroportos administrados pela estatal estão em obras. "Não teremos problemas nos aeroportos brasileiros durante o evento", garantiu. Veja o que ele disse sobre cada um:
Confira declarações do presidente da Infraero sobre os aeroportos brasileiros:
Confins - "Essa semana, começamos a limpeza no aeroporto. O terminal 3 estará funcionando semana que vem”.
Cuiabá - "O terminal vai estar em pleno funcionamento até o fim deste mês".
Curitiba - "O tamanho da pista das aeronaves dobrou de tamanho. Os terminais de carga já estão inteiramente prontos";
Fortaleza - "É o único com terminal provisório no Brasil";
Galeão - "Terminal 2 está pronto, com ar condicionado instalado, além de novo sistema de bagagem automático";
Salvador - "Temos uma nova área de check-in que conta com novas 36 ilhas, além das antigas";
Natal - "O aeroporto Augusto Severo só será desativado depois da Copa. O uso dele é muito importante para estacionamento de aeronaves";
Porto Alegre - "O aeroporto está 100% concluído".
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













