Infraestrutura
Moreira Franco comemora parceria com iniciativa privada
Mobilidade urbana
O ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco, comemorou os frutos da parceria entre governo federal e a iniciativa privada no setor aeroportuário. Moreira Franco citou as melhorias feitas nos aeroportos concedidos à iniciativa privada e destacou o início das operações do novo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN). Ele garantiu que, com esses investimentos, o país está pronto para receber a Copa do Mundo de 2014.
“Vocês podem estar absolutamente tranquilos porque vamos, na área de infraestrutura aeroportuária, atender não só a demanda interna quanto a demanda de estrangeiros para a Copa. Até porque não teremos nos aeroportos brasileiros nesse período uma movimentação maior do que tivemos nos feriados do fim do ano, por exemplo”, afirmou o ministro.
Moreira Franco discursou na manhã desta segunda-feira (19) na abertura da Semana de Infraestrutura (L.E.T.S), promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele atribuiu o atraso nos investimentos em infraestrutura – inclusive no setor aeroportuário – à crise econômica vivida pelo Brasil nos anos 1980.
“Tivemos uma crise que desorganizou a economia brasileira a partir da década de 1980 e perdemos nossa moeda, nossa referência e tivemos, depois, mais duas décadas para nos recompor”, afirmou Moreira Franco.
Concessões
O ministro ainda afirmou que o desenho do novo modelo aeroportuário “já está feito”. A outorga dos processos de concessão depositada no Fundo Nacional de Aviação (Fnac) vai financiar obras de ampliação da infraestrutura dos aeroportos e melhorar a qualidade do aparato tecnológico no sentido de garantir segurança ao sistema brasileiro.
O governo deve arrecadar cerca de R$50 bilhões em outorga dos aeroportos Guarulhos, Viracopos, Brasília, Confins e Galeão. “Temos que conviver com uma questão de melhorar com a maior rapidez possível a capacidade operacional pelo Brasil”, disse Moreira Franco.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













