Infraestrutura
Presidenta inaugura futura linha de montagem de cargueiro nacional
Segurança nacional
A presidenta da República, Dilma Rousseff, esteve na cidade de Gavião Peixoto (SP), onde, acompanhada por sua equipe de ministros, participou da inauguração do Hangar G1550 da Embraer, que irá abrigar a futura linha montagem da aeronave KC-390.
O supercargueiro KC-390, produzido a partir de pedido da Força Aérea Brasileira (FAB), é o maior avião desenvolvido no hemisfério sul. A Embraer e a FAB possuem um histórico de desenvolvimentos conjuntos bem-sucedidos, como é caso do Super Tucano. Para o desenvolvimento do projeto do KC-390, a FAB investiu R$ 4,9 bilhões, que incluem a produção de dois protótipos. O programa da aeronave foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
"Afirmo sem medo de errar que o KC-390 não é uma experiência isolada de sucesso. Desse conjunto de experiencias fazem parte o programa de submarinos de propulsão convencional e nuclear. Sistema integrado de monitoramento de fronteiras terrestres, construção de satélites para comunicações estratégicas", declarou a presidenta.
A presidenta também destacou que KC-390, uma "aeronave projetada e desenvolvida no Brasil", fará o seu primeiro voo até o fim do ano. Sobre a parceira entre as Forças Aéreas Brasileiras e a Embraer, se trata, nas palavras de Dilma, de uma união "fundamental para o País" e que "permitiu desenvolver esse projeto inovador".
A cerimônia contemplou ainda a assinatura de contrato entre a Embraer e o Ministério da Defesa para a produção seriada de 28 aeronaves KC-390 em um prazo médio de 12 anos. "Este ato representa um grande impulso para a indústria nacional de defesa. Vem suprir uma grande necessidade de nossa força aérea", declarou o ministro da Defesa, Celso Amorim.
No início da tarde, Dilma inaugura o terminal de passageiros 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
KC-390
A aeronave de transporte tático militar e de reabastecimento em voo é um projeto conjunto da Embraer com a Força Aérea Brasileira (FAB) e representa um grande avanço em tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira, sendo a maior aeronave produzida no País.
O projeto, que quer se tornar referência mundial, começou em 2009 e está em fase inicial de fabricação das aeronaves-protótipo, que devem levantar voo no fim de 2014. O KC-390 será o primeiro protótipo deste programa.
O diferencial frente a outros aviões do mercado, inclusive o C-130 Hércules usado pela FAB, é que o KC-390 é multiuso, podendo desempenhar diversas funções, como operar em pequenas pistas na Amazônia, lançar paraquedistas, realizar busca, reabastecer outras aeronaves em voo, pousar na Antártica e lançar carga em pleno voo.

Gavião Peixoto
A cidade de Gavião Peixoto se encontra a 370 quilômetros de São José dos Campos, onde está instalada a sede da Embraer. Segundo informações da empresa, o pólo industrial de Gavião Peixoto ocupa uma área de 17 quilômetros quadrados, sendo que três estão sendo reflorestados com árvores nativas. Gavião Peixoto tem sete edificações, sendo cinco hangares e dois prédios administrativos. A área construída total é de 44.413 metros quadrados.
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto e da Embraer
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














