Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 05 > Presidenta inaugura futura linha de montagem de cargueiro nacional

Infraestrutura

Presidenta inaugura futura linha de montagem de cargueiro nacional

Segurança nacional

Cerimônia contemplou assinatura de contrato entre Embraer e Ministério da Defesa para produção seriada de 28 aeronaves KC-390
por Portal Brasil publicado: 20/05/2014 13h14 última modificação: 30/07/2014 03h02
Roberto Stuckert Filho / PR Presidenta Dilma ao lado do Ministro da Defesa (direita), Celso Amorim, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante a inauguração do hangar que irá montar o KC-390

Presidenta Dilma ao lado do Ministro da Defesa (direita), Celso Amorim, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante a inauguração do hangar que irá montar o KC-390

A presidenta da República, Dilma Rousseff, esteve na cidade de Gavião Peixoto (SP), onde, acompanhada por sua equipe de ministros, participou da inauguração do Hangar G1550 da Embraer, que irá abrigar a futura linha montagem da aeronave KC-390.

O supercargueiro KC-390, produzido a partir de pedido da Força Aérea Brasileira (FAB), é o maior avião desenvolvido no hemisfério sul. A Embraer e a FAB possuem um histórico de desenvolvimentos conjuntos bem-sucedidos, como é caso do Super Tucano. Para o desenvolvimento do projeto do KC-390, a FAB investiu R$ 4,9 bilhões, que incluem a produção de dois protótipos. O programa da aeronave foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"Afirmo sem medo de errar que o KC-390 não é uma experiência isolada de sucesso. Desse conjunto de experiencias fazem parte o programa de submarinos de propulsão convencional e nuclear. Sistema integrado de monitoramento de fronteiras terrestres, construção de satélites  para comunicações estratégicas", declarou a presidenta.

A presidenta também destacou que KC-390, uma "aeronave projetada e desenvolvida no Brasil", fará o seu primeiro voo até o fim do ano. Sobre a parceira entre as Forças Aéreas Brasileiras e a Embraer, se trata, nas palavras de Dilma, de uma união "fundamental para o País" e que "permitiu desenvolver esse projeto inovador"

A cerimônia contemplou ainda a assinatura de contrato entre a Embraer e o Ministério da Defesa para a produção seriada de 28 aeronaves KC-390 em um prazo médio de 12 anos. "Este ato representa um grande impulso para a indústria nacional de defesa. Vem suprir uma grande necessidade de nossa força aérea", declarou o ministro da Defesa, Celso Amorim.

No início da tarde, Dilma inaugura o terminal de passageiros 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

KC-390

A aeronave de transporte tático militar e de reabastecimento em voo é um projeto conjunto da Embraer com a Força Aérea Brasileira (FAB) e representa um grande avanço em tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira, sendo a maior aeronave produzida no País.

O projeto, que quer se tornar referência mundial, começou em 2009 e está em fase inicial de fabricação das aeronaves-protótipo, que devem levantar voo no fim de 2014. O KC-390 será o primeiro protótipo deste programa.

O diferencial frente a outros aviões do mercado, inclusive o C-130 Hércules usado pela FAB, é que o KC-390 é multiuso, podendo desempenhar diversas funções, como operar em pequenas pistas na Amazônia, lançar paraquedistas, realizar busca, reabastecer outras aeronaves em voo, pousar na Antártica e lançar carga em pleno voo.

Parceria prevê produção de 28 aeronaves para a FAB e outras 42 para diversos países

Gavião Peixoto

A cidade de Gavião Peixoto se encontra a 370 quilômetros de São José dos Campos, onde está instalada a sede da Embraer. Segundo informações da empresa, o pólo industrial de Gavião Peixoto ocupa uma área de 17 quilômetros quadrados, sendo que três estão sendo reflorestados com árvores nativas. Gavião Peixoto tem sete edificações, sendo cinco hangares e dois prédios administrativos. A área construída total é de 44.413 metros quadrados.

Fonte:
Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto e da Embraer

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital