Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 05 > Produção de energia é suficiente para atender Copa, afirma ministério

Infraestrutura

Produção de energia é suficiente para atender Copa, afirma ministério

Copa do Mundo

Em nota, Ministério de Minas e Energia assegura que sistema elétrico brasileiro está adequado para receber o evento
por Portal Brasil publicado: 08/05/2014 12h08 última modificação: 30/07/2014 03h01

A Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia divulgou nota na última quarta-feira (7) com o objetivo de esclarecer que o sistema elétrico brasileiro está adequada para receber a Copa do Mundo. De acordo com o texto, “está assegurada a qualidade, confiabilidade e segurança do atendimento” em todas as cidades-sede do evento".

Ainda segundo o Ministério de Minas e Energia, até o momento, foram concluídas 100 das 158 obras definidas na Nota Técnica 056, para as 12 cidades-sede. Apesar de algumas dessas obras ainda se encontrarem em andamento (com conclusão prevista para maio de 2014), aquelas consideradas prioritárias e que contemplam a dupla alimentação aos estádios e de atendimento a aeroportos e outros equipamentos envolvidos com o evento já foram concluídas. O órgão assegura que atrasos pontuais não comprometem o suprimento de energia elétrica nas cidades-sede. 

Leia a nota na íntegra:

 “Atendimento de energia elétrica às Cidades-sede da Copa do Mundo 2014

O Ministério de Minas e Energia – MME, por meio da Secretaria de Energia Elétrica, e em parceria com as instituições e empresas do Setor, tem monitorado as ações necessárias para assegurar a confiabilidade e segurança do atendimento elétrico nas cidades-sede da Copa 2014. Criou grupo de trabalho específico para a Copa, no qual foram desenvolvidos diversos estudos e ações ao nível de operação e planejamento do sistema elétrico para garantir o suprimento do Sistema de Transmissão. Esses estudos visaram definir as condições operativas a serem implementadas nos sistemas de transmissão e distribuição para as doze Cidades-sede da Copa, com a finalidade de maximizar a segurança operacional para o atendimento elétrico diferenciado durante a Copa do Mundo FIFA 2014, em especial aos estádios e às suas vizinhanças.

A nota técnica ANEEL nº 51/2014-SFE/ANEEL faz uma comparação entre o que estava planejado pelas distribuidoras para atender ao período da Copa de 2014 (Nota técnica ANEEL 056/2011-SRD/ANEEL de 05 de outubro de 2011), com base na previsão do crescimento de carga do segundo semestre de 2011, e a situação atual destas obras. Até o momento, foram concluídas 100 das 158 obras definidas na Nota Técnica 056, para as 12 cidades-sede. Algumas dessas obras ainda encontram-se em andamento, com previsão de conclusão para maio de 2014. Entretanto, as obras prioritárias que contemplam a dupla alimentação aos estádios (critério da Fifa) e de atendimento a aeroportos e outros equipamentos prioritários envolvidos com a Copa já foram concluídas. As que estão em andamento visam apenas aumentar o grau de confiabilidade no atendimento aos diversos equipamentos das cidades-sede. Atrasos pontuais não comprometem o suprimento de energia elétrica nas cidades-sede.

A maior parte destas obras já fazia parte do planejamento das distribuidoras e foram antecipadas por agregar benefícios ao atendimento dos seus consumidores, mas não são indispensáveis para realização da Copa. O atendimento ao Estádio Beira Rio, por exemplo, atualmente já é realizado por dupla alimentação, a partir das SE Porto Alegre 4 e Porto Alegre 13, e após o dia 12/05, com a energização da SE Menino Deus, será atendido também por alimentador desta Subestação. No caso do suprimento ao estádio de Manaus também já existe atualmente dupla alimentação, pelas subestações Flores e Redenção, conforme planejado. A conclusão da SE Seringal Mirim e a alimentação ao Estádio a partir dessa SE visa somente aumentar o grau de confiabilidade do suprimento.

Diante das ações realizadas pelo MME, conclui-se que a preparação do sistema elétrico para a Copa do Mundo 2014 está adequada, e que as empresas também estão preparadas para o atendimento a eventuais emergências que possam surgir no sistema elétrico durante o evento, estando assegurada a qualidade, confiabilidade e segurança do atendimento”.

Fonte:
Ministério da Minas e Energia

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital