Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 06 > Bahia recebe conferência de proteção e defesa civil

Infraestrutura

Bahia recebe conferência de proteção e defesa civil

2ª CEPDC

2ª Conferência Estadual da Bahia (2ª CEPDC) reunirá 249 cidades baianas, que participaram das 15 etapas intermunicipais e 22 municipais
por Portal Brasil publicado: 01/07/2014 19h25 última modificação: 30/07/2014 02h58

Entre terça e quarta-feira (3 e 4), um grupo de 700 pessoas se reunirá no Hotel Pestana, em Salvador, para debater os temas de proteção e defesa civil. A 2ª Conferência Estadual da Bahia (2ª CEPDC) reunirá 249 cidades baianas, que participaram das 15 etapas intermunicipais e 22 municipais promovidas de novembro de 2013 a março de 2014. Como resultado, a 2ª CEPDC enviará 40 propostas e 100 representantes para a etapa nacional, marcada para novembro, em Brasília.

Com o tema ‘Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional’, a 2ª CEPDC contará com a presença do diretor de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Gomes. Para ele, o debate é importante para fortalecer as políticas públicas do setor. “Após a realização da conferência na Bahia, poderemos conhecer as necessidades do Estado relacionadas à defesa civil, o que irá colaborar também para a construção e o aprimoramento do Sistema Nacional”, afirma.

A abertura oficial da 2ª CEPDC está prevista para começar às 14h30 de terça-feira (3), depois da leitura e aprovação do regimento interno, que ocorrerá pela manhã. O período da tarde será dedicado a palestras sobre os eixos temáticos da 2ª CNPDC: Gestão Integrada de Riscos e Respostas a Desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

Na quarta-feira (4), os participantes debaterão as propostas por eixo temático, divididos em grupos de trabalho. As discussões resultarão na escolha de até 10 princípios e 30 diretrizes que serão enviadas à etapa nacional. Em seguida, serão eleitos os delegados que representarão a Bahia na 2º CNPDC. À tarde, o relatório final será lido e aprovado em plenária. O encerramento está marcado para às 17h30.

Sobre a 2ª CNPDC

Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta visa a definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).

Para isso, estão em andamento diversas etapas por todo o País, divididas em: municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres, virtuais e a etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da conferência nacional, prevista para novembro, em Brasília. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil e da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.

Fonte:
Ministério da Integração Nacional

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital