Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 06 > Belo Horizonte terá frota com 400 ônibus para transporte de torcedores na Copa

Infraestrutura

Belo Horizonte terá frota com 400 ônibus para transporte de torcedores na Copa

Mobilidade urbana

Esquema de mobilidade envolve implantação de área com restrição de estacionamento e circulação de veículos no entorno do Mineirão
por Portal Brasil publicado: 11/06/2014 18h02 última modificação: 30/07/2014 02h59

Para garantir a tranquilidade e facilitar o acesso dos torcedores ao Mineirão, o Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte prevê uma operação especial de trânsito nos dias dos jogos da Copa do Mundo, que mobilizará cerca de 500 agentes da Unidade Integrada de Trânsito (UIT), composta por BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar.

O esquema de mobilidade da capital mineira envolve diversas ações, tais como a implantação de uma área com restrição de estacionamento e de circulação de veículos no entorno do Mineirão. As intervenções no trânsito no entorno do estádio começarão a ser implantadas às vésperas das partidas. Os torcedores chegarão e sairão dos jogos por rotas controladas e, para o acesso ao estádio, a recomendação é que se utilize o transporte coletivo.

Uma frota com aproximadamente 400 ônibus irá circular saindo de cinco Terminais Copa, incluindo o aeroporto de Confins, e indo sem paradas para o Mineirão. O embarque para o estádio começará cinco horas antes dos jogos. Na hora do retorno para casa, os ônibus voltam a circular assim que o jogo terminar, com embarque até duas horas depois da partida.

Veja opções de deslocamento na capital mineira

O Aeroporto de Confins, principal porta de entrada dos turistas, contará com linha especial (Aeroporto/Mineirão) ao preço de R$ 10 por trajeto. Para agilizar o desembarque dos torcedores no terminal, haverá reforço do serviço de táxi, ampliação do bolsão de estacionamento para esses veículos e atendimento especial aos passageiros com mobilidade reduzida através dos táxis acessíveis (16 veículos e duas áreas de embarque e desembarque). Dessa forma, a operação contará com 531 veículos de táxis e 14 áreas de embarque e desembarque no aeroporto.

A fiscalização rodoviária e a gestão do tráfego, além de receberem reforços para a Copa, estarão integrados diretamente com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Os torcedores também terão à disposição um serviço de transporte especial, partindo dos chamados Terminais Copa, com o BRT Move e linhas regulares. Os bilhetes serão vendidos nos terminais e em dois pontos da cidade instalados no bairro Floresta e Savassi. Para as pessoas com dificuldade de locomoção haverá um esquema de transporte até o portão de entrada do Mineirão.

Outra opção à disposição nas seis datas de jogos é utilizar o serviço regular de transporte coletivo para se locomover ao Mineirão, por meio de linhas que passam pela região do estádio. Elas estarão devidamente identificadas com adesivo alusivo ao estádio Mineirão no vidro dianteiro.

Metrô

Nos dias de jogos, as 19 estações de metrô estarão funcionando normalmente. Para maior comodidade, três Terminais Copa estarão localizados nas proximidades das estações de metrô Gameleira (Terminal Copa Expominas), Central (Terminal Copa Centro) e Minas Shopping (Terminal Copa Minas Shopping).

Os torcedores que comparecerem ao Fan Fest também serão atendidos pelo sistema de metrô. Nesse caso, deverão desembarcar na Estação Gameleira, próxima ao Expominas.

A capital de Minas Gerais será um dos palcos da Copa do Mundo de 2014 que mais jogos sediará

Fonte:
Portal da Copa
Prefeitura de Belo Horizonte

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital