Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 06 > Brasília Ecomóvel antecipa políticas públicas de mobilidade, diz Lobão

Infraestrutura

Brasília Ecomóvel antecipa políticas públicas de mobilidade, diz Lobão

Inovações tecnológicas

Sistema habilita monitoramento de veículos elétricos e eletropostos com informações em tempo real sobre desempenho e quilometragem
por Portal Brasil publicado: 10/06/2014 12h35 última modificação: 30/07/2014 02h59

O ministro elogiou o projeto Brasília Ecomóvel, lançado em Brasília na última segunda-feira (9). De acordo com Lobão, o Ecomóvel tem potencial para se transformar em referência para as políticas públicas na área de mobilidade no País, especialmente no transporte público: “Acho que, com essa iniciativa, nós estamos dando um passo adiante na popularização daquilo que virá a ser uma grande alternativa de mobilidade para o povo brasileiro.”

Desenvolvido pela CeiiA, empresa reconhecida internacionalmente pelos estudos de mobilidade sustentável e desenvolvimento urbano, com participação de Itaipu, o sistema permite o monitoramento on-line de veículos elétricos e eletropostos (dispositivos para recarregar as baterias), com informações em tempo real sobre desempenho, quilometragem, itinerário percorrido, o impacto do abastecimento do veículo na rede elétrica e até a quantidade de gases poluentes (CO2) que deixarão de ser lançados no ambiente.

Como será

Brasília é a segunda capital brasileira a receber o programa – no último dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Mob-i foi lançado em Curitiba. Na capital federal, serão utilizados três eletropostos e sete veículos elétricos, cedidos ao Distrito Federal em regime de comodato: três Zoes de Itaipu e um Twizy e três Kangoos da parceira Renault.

Momento histórico

Acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, Agnelo Queiroz disse que o lançamento do projeto em Brasília representa um “momento histórico”, que “profetiza um futuro maravilhoso para a nossa cidade”. “Trata-se de uma ação inovadora, que cria o propósito de dar início e motivar a implantação da mobilidade inteligente no Distrito Federal.”

O governador lembrou que Brasília é uma cidade planejada, com vocação para iniciativas sustentáveis, e que a tendência, a partir de agora, é ver cada vez mais veículos elétricos circulando nas vias da capital.

“Porque tudo em Brasília é assim, muito rápido e surpreendente. É característica da nossa cidade, desde a sua implantação, dar passos muito largos e servir de referência para muitas áreas. E nós queremos também servir de referência para o desenvolvimento sustentável”, disse Queiroz.

Pesquisa e inovação

Coordenadora executiva e idealizadora do programa Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i), Margaret Groff fez a apresentação do programa aos convidados e destacou os benefícios da nova tecnologia.

“O Brasília Ecomóvel não se limita a instalações de eletropostos e carregamento de veículos”, explicou. “Esse projeto, pioneiro no mundo, garante total conectividade de todos os equipamentos e usuários, inclusive por meio de smartphones e sistemas inteligentes embarcados, todos ligados a uma plataforma central de gestão, estabelecendo processos de coleta e processamento de informação.”

Margaret avalia que o novo sistema irá pautar as políticas de mobilidade no futuro, alterando inclusive o conceito atual de veículo como propriedade: “Para Itaipu, o projeto será uma importante fonte de pesquisa e inovação. Poderemos perceber a utilização dessas tecnologias e seu impacto na rede energética, com informações que possam ser úteis na formulação de políticas públicas e estratégias de negócios.”

O diretor da CEB Distribuição, Rubem Fonseca, também destacou o papel de Itaipu e parceiros no desenvolvimento de novas tecnologias e o esforço da binacional em levar essas inovações para todo o País.

“Acho que esse é um projeto extremamente desafiador. Não só para o Brasil, mas também para outros países. Itaipu tomou a dianteira desse processo e nós estamos juntos com Itaipu”, afirmou Fonseca.

Fonte:
Itaipu Binacional

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital