Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 06 > Com linhas especiais, Curitiba amplia opções de transporte durante Copa

Infraestrutura

Com linhas especiais, Curitiba amplia opções de transporte durante Copa

Mobilidade urbana

Desafio da capital paranaense é atender os mais de 100 mil turistas esperados pela prefeitura para disputa da competição
por Portal Brasil publicado: 11/06/2014 18h02 última modificação: 30/07/2014 02h58

Entre 12 de junho e 13 de julho, a cidade de Curitiba adotará um esquema especial de trânsito que prevê a entrada em circulação de linhas temporárias e rotas com mais ônibus para atender os torcedores atraídos pela Copa do Mundo. O objetivo do Plano de Mobilidade Urbana é atender os mais de 100 mil turistas esperados pela prefeitura da capital paranaense durante a disputa da competição.

No total, a rede de transportes responderá por um volume de 146 viagens por hora. Somente a Arena da Baixada, estádio que sediará os quatro jogos previstos na capital, terá capacidade para receber um contingente somado de 27 mil torcedores em um intervalo de uma hora.

A programação especial prevê o reforço de linhas expressas Norte e Sul com frotas de ônibus extra que circularão por Praça Oswaldo Cruz, Coronel Dulcídio e Petit Carneiro e Boqueirão, Getúlio Vargas e Almirante Gonçalves, pontos próximos à Arena da Baixada.

A operação também contempla outras 18 linhas com itinerários que abrangem as avenidas Visconde de Guarapuava e Silva Jardim e nas ruas Chile, Bento Viana, Alferes Ângelo Sampaio, Conselheiro Dantas, Alferes Poli e 24 de Maio, também próximas ao estádio.

Veja as opções de deslocamento na capital do Paraná

Bloqueio

Por recomendação da Fifa, o acesso do torcedor ao estádio ocorrerá exclusivamente via transporte público. Quatro horas antes de cada jogo, a prefeitura promete estabeler uma zona de exclusão em um raio de 1,5 quilômetro a partir do entorno estádio, na qual não será permitida o acesso nem mesmo de carros credenciados. A previsão é a de que o acesso seja liberado duas horas após o término da partida.

Deslocamentos de emergência serão feitos em veículos oficiais. Os moradores e trabalhadores credenciados, assim como os portadores de ingressos, poderão circular a pé em qualquer horário, incluindo o período dos bloqueios.

Linhas Especiais

Fan Fest – Quatro ônibus da linha circular Fan Fest sairão das praças Tiradentes e Rui Barbosa, para a Pedreira Paulo Leminski, no Pilarzinho.

Linha Direta Aeroporto -  Excepcionalmente durante os dias de jogos, o ônibus Ligeirinhos circulará das 6h à meia-noite até o Terminal do Boqueirão. O percurso de ida e volta totaliza 14,7 quilômetros.

Ligeirão Boqueirão – Também em dias de partidas, os ligeirões farão paradas na estação-tubo Getúlio Vargas, garantindo aos usuários do transporte maior facilidade de acesso à Arena da Baixada.

Linha Shuttle (atende torcedores com deficiência) – Linha circula entre o estacionamento da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e o Estádio. A saída é da Rua Iapó, e o percurso inclui as ruas Guabirotuba, Conselheiro Dantas, Rockfeller, Chile, Brigadeiro Franco, Brasílio Itiberê (o ponto mais próximo do Estádio). O retorno é pelas ruas Lamenha Lins, Baltazar Carrasco dos Reis, Desembargador Westphalen, Conselheiro Dantas, Rockfeller e Comendador Roseira, por onde chegam ao ponto de partida, na Rua Iapó. A linha opera, nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho, até quatro horas antes e duas horas após o término de cada jogo. O transporte é feito em quatro ônibus que normalmente atendem o Terminal Sites, adaptados para a locomoção de pessoas com deficiência.

Linha Shuttle - Opera nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho, até quatro horas antes e duas horas após o término de cada jogo. A linha estará disponível entre o estacionamento da Unicuritiba e o estádio com oito ônibus articulados e cinco ônibus Padron. O percurso desses coletivos, a partir da Rua Desembargador Westphalen, é pelas ruas Chile e Brigadeiro Franco, com o desembarque mais próximo à Arena da Baixada na esquina com a Rua Brasílio Itiberê. O roteiro segue pelas ruas Lamenha Lins e Baltazar Carrasco dos Reis, por onde os ônibus chegam ao ponto de partida.

Circular Copa – Essa linha tem o objetivo de facilitar o acesso de torcedores, que estão na região central ou proximidades, ao estádio. Nos dias 16, 20, 23 e 26, a partir das 8 horas, com término previsto para duas horas após o término de cada jogo, essa linha atenderá com seis ônibus híbridos amarelos.

A linha, a partir da Avenida Luís Xavier, no Centro, fará o percurso pela Rua Ermelino de Leão, Alameda Doutor Carlos de Carvalho, ruas Visconde de Nacar, 24 de Maio, Avenida Visconde de Guarapuava, Rua Desembargador Motta (com desembarque, para quem vai ao Estádio, no ponto que fica na esquina com a Avenida Silva Jardim), Avenida Silva Jardim, ruas Alferes Poli e André de Barros, Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Depois de contornar a Praça Tiradentes, ônibus segue pela Travessa Nestor de Castro, Ruas do Rosário, Cândido Lopes e Ébano Pereira, retornando ao ponto de partida.

Mais reforços – Também entre os dias 16, 20, 23 e 26 de junho, haverá reforço, com fiscalização da Urbs (empresa que controla o sistema de transporte público da cidade), de linhas expressas Norte e Sul – com mais ônibus disponíveis nas estações-tubo Praça Oswaldo Cruz, Coronel Dulcídio e Petit Carneiro -, e Boqueirão, com reforço nas estações-tubo Getúlio Vargas e Almirante Gonçalves. Todos esses pontos, nos respetivos eixos, são os mais próximos da Arena da Baixada.

A capital paranaense receberá quatro jogos da Copa do Mundo, todos previstos para a fase de grupos da competição

Fonte:
Portal Brasil, com informações do Portal da Copa e da Prefeitura de Curitiba

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital