Infraestrutura
Dilma inaugura metrô de Salvador e destaca investimentos do governo
Mobilidade urbana
Nesta quarta-feira (11), a presidente Dilma Rousseff esteve em Salvador (BA) para inaugurar o primeiro trecho - de cerca de 7 quilômetros - do sistema metroviário da capital baiana. Em discurso, a presidenta lembrou que o projeto tem "importância simbólica" para a Copa do Mundo, competição que será iniciada amanhã (12), mas seu maior efeito é o de "mostrar para as pessoas que é possível construir este metrô e colocá-lo à serviço da população."
Entre as primeiras medidas de implantação do sistema de transportes e o ato de lançamento ocorrido hoje, transcorreram 14 anos. Com o passar dos anos, o projeto ganhou o apelido de "metrô de calça curta", em referência às várias reduções pelas quais o projeto foi submetido neste intervalo de tempo. Em clima descontraído, Dilma comentou que o sistema lançado nesta quarta é o metrô de calça comprida: "Estamos lançando o metrô calça comprida. Por que metrô calça cumprida? Porque a linha 1 vai ter continuidade."
O sistema de metrô da Bahia funcionará em esquema de operação assistida durante três meses, com o intervalo entre os trens de até 10 minutos e velocidade reduzida. O acesso será gratuito, mas o serviço não funcionará nos fins de semana. O modo de funcionamento experimental permitirá a realização de ajustes pela concessionária responsável, a CCR.
O funcionamento será ampliado de maneira gradual até o mês de setembro, quando começa a operação comercial em horário pleno, todos os dias da semana e com cobrança de tarifa. Nos seis dias de jogos da Copa do Mundo, o serviço será exclusivo aos torcedores que irão assistir às partidas na Arena Fonte Nova.
A presidenta ainda destacou as obras de mobilidade urbana concluídas durante os últimos meses. "É sempre bom a gente lembrar: ninguêm leva metrô dentro da mala quando volta pro seu país, não bota na mala metrô, não bota na mala o aeroporto, a Arena Fonte Nova. Ele leva no coracão ser bem recebido. O turista leva daqui isto, a Copa tem um tempo de duração, enquanto o metrô é para o povo da Bahia. A mesma coisa é o aeroporto, a mesma coisa o estádio e a mesma coisa todas as obras que estamos fazendo", disse.
Copa do Mundo
Em tom semelhante ao adotado no pronunciamento que fez na noite de terça-feira (10), a presidenta defendeu a política de investimentos do governo federal. Dilma traçou um comparativo entre os gastos com estádios e com saúde e educação, enaltecendo a ampla vantagem para o segundo grupo.
Metrô de Salvador
O projeto do metrô de Salvador, orçado em R$ 5 bilhões, prevê a implantação de duas linhas. Com 17 quilômetros de extensão, a primeira ligará o centro e a região norte da capital. A segunda linha terá 21 quilômetros e fará o transporte de usuários do aeroporto até a cidade de Lauro de Freitas (na Grande Salvador).
A expectativa é a de que o metrô esteja em pleno funcionamento no ano de 2017.
Fonte:
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














