Infraestrutura
Finalizada entrega de máquinas que beneficiará municípios mineiros
PAC 2
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, entregou, nesta segunda-feira (16), a 147 municípios mineiros, as últimas 176 máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos) previstas para o estado. As 91 motoniveladoras e os 85 caminhões-caçamba vão auxiliar nas obras de infraestrutura das áreas rurais do estado e beneficiar mais de 372 mil moradores do campo.
Os prefeitos dos municípios contemplados – por possuírem menos de 50 mil habitantes - receberam as chaves dos veículos, durante solenidade realizada no Parque de Exposições David Gonçalves Lara, um dos pontos turísticos da cidade de Betim, localizada a cerca de 30 quilômetros da capital, Belo Horizonte. Com esta entrega, o governo federal concluiu a doação de equipamentos para Minas Gerais e universalizou a ação no estado.
Durante a cerimônia de entrega, o ministro Miguel Rossetto destacou a importância da ação do governo federal no estado, onde 93% dos municípios foram beneficiados. “Tão importante quanto este programa e aquilo que ele traz, que é o apoio à população que produz, aos pequenos e médios municípios, que, em que grande parte, a economia tem como base a produção agropecuária, é o fato dos equipamentos serem adquiridos dentro do País, gerando emprego e desenvolvendo a indústria nacional”, ressaltou.
Segundo Rossetto, dos 18.070 veículos que estão sendo distribuídos em todo o País, mais de 3,1 mil foram produzidos em Minas Gerais, nos municípios de Contagem e Sete Lagoas. “O programa, portanto, é bom para o campo, para a cidade e para o trabalho industrial. Isso significa que gera emprego e renda no campo e também na cidade”, assinalou o ministro.
O representante do Movimento dos Sem Terra (MST), Felipe Russo, que também esteve no evento, falou sobre a importância de incentivar e estruturar o trabalho no campo, já que a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos produzidos no Brasil. “Merece destaque essa política pública que, pela primeira vez, veio para estruturar e fortalecer o campo”, disse.
As 176 máquinas, que receberam do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), investimento superior a R$ 62,2 milhões, serão utilizadas principalmente na reestruturação das estradas que ligam o campo à cidade. Os equipamentos vão facilitar o escoamento da produção de quase 55 mil famílias de agricultores que utilizam as vias rurais para comercializar os produtos cultivados.
Município contemplado
Com aproximadamente 13 mil habitantes e forte presença da agricultura familiar, de acordo com o prefeito Almir Rezende, o município de Carmo da Mata, localizado no centro-oeste mineiro, é um dos contemplados com as máquinas do PAC 2.
Lá, o maquinário é utilizado na conservação das estradas por onde passam, diariamente, os alimentos produzidos na região e comercializados em todo o estado. "Nós já recebemos uma retroescavadeira e um caminhão-caçamba, que já estão trabalhando na recuperação das vias que estavam em situação muito precária. Tinham estradas que já não passavam por manutenção há oito anos. Agora, com essa motoniveladora que recebemos hoje, completamos o kit de máquinas e todo o apoio necessário para a manutenção desses ramais”, explicou o prefeito.
PAC MG
Em Minas Gerais, de 853 municípios, 792 receberam equipamentos do PAC 2. No total, são 2.644 veículos – 792 retroescavadeiras, 792 motoniveladoras, 792 caminhões-caçamba, além dos 134 caminhões-pipa e 134 pás carregadeiras, distribuídos aos 134 municípios localizados no Semiárido e/ou em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido devido à estiagem.
Os benefícios trazidos pelo maquinário, devem alcançar, em todo o estado, mais de 2,5 milhões de habitantes e, aproximadamente, 395 mil famílias de agricultores. Para efetivar o repasse gratuito das máquinas aos municípios mineiros selecionados, o governo federal investiu R$ 726 milhões.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















