Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 06 > Fortaleza "recicla" experiência de trânsito da Copa das Confederações

Infraestrutura

Fortaleza "recicla" experiência de trânsito da Copa das Confederações

Mobilidade urbana

Em dias de jogos, frota extra de 300 ônibus circulará em linhas expressas tendo como destino a Arena Castelão
por Portal Brasil publicado: 11/06/2014 18h02 última modificação: 30/07/2014 02h59

Durante os 31 dias de disputa da Copa do Mundo, Fortaleza empregará um modelo de mobilidade urbana praticamente idêntico ao adotado durante a Copa das Confederações. A capital do Ceará foi uma das seis cidades-sede da competição disputada no ano de 2013 e considerada um teste para a Copa do Mundo. Com o objetivo de priorizar o uso de transporte público, a prefeitura colocará em circulação uma frota extra de 300 ônibus que operará exclusivamente nas linhas expressas até a Arena Castelão.

A prefeitura também disponibilizará linhas especiais partindo do Aeroporto Internacional Pinto Martins e da avenida Abolição. Para atender à região hoteleira da Praia do Futuro, serão oferecidas outras duas linhas que farão a ligação até o shopping Iguatemi.

Na chegada ao estádio, os coletivos farão o desembarque dos passageiros nas avenidas Paulino Rocha, Silas Munguba e Alberto Craveiro, de onde os torcedores seguirão a pé até a Arena Castelão. Após as partidas, o embarque deve ser feito no mesmo local do desembarque. Um efetivo de 170 agentes de trânsito, distribuídos em 45 viaturas e 20 motos, farão o monitoramento da região contando com o auxílio de cinco reboques para desobstrução das ruas e avenidas, caso seja necessário. Cerca de 30 motociclistas batedores realizarão o trabalho de escolta das delegações, otimizando a chegada ao estádio.

Veja as opções de deslocamento na capital cearense

O controle veicular será intensificado nas avenidas principais que dão acesso ao Castelão. Os primeiros postos de triagem serão montados nos cruzamentos das avenidas Alberto Craveiro x Senador Carlos Jereissati, Juscelino Kubitschek x Presidente Costa e Silva (Perimetral), Dep. Paulino Rocha x BR-116 e Dr. Silas Munguba x R. Des. Otacílio Peixoto, por onde apenas veículos credenciados e coletivos poderão passar. O acesso local estará garantido.

Além desse controle inicial, os Postos de Verificação Veicular (PVVs) montados na Av. Alberto Craveiro x R. Paula Frassinetti e Av. Paulino Rocha x R. Cel. Zacarias José de França restringirão ainda mais o acesso, permitindo somente a entrada dos veículos credenciados pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).

Como a circulação será restrita, a opção para chegar mais próximo ao estádio é utilizar transporte coletivo. Os torcedores caminharão entre 700 metros e 1,1 quilômetro para chegar ao estádio. Para pessoas com mobilidade reduzida, um micro-ônibus adaptado será disponibilizado até a entrada da arena – quem utilizar esse serviço terá direito a um acompanhante.

Transporte público

Como a circulação será restrita, a opção para chegar mais próximo ao estádio é utilizar transporte coletivo. Linhas especiais farão o deslocamento da população partindo dos bolsões de estacionamento situados no Shopping Iguatemi, Universidade de Fortaleza (Unifor), Shopping Via Sul, Cambeba, Shopping Parangaba, North Shopping Jóquei e Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desses locais partirão 300 ônibus que irão operar exclusivamente nas linhas expressas até a Arena Castelão, sem paradas no meio do caminho.

Além desses ônibus, também sairão linhas especiais do Aeroporto Internacional de Fortaleza e dos pontos de paradas da Av. Abolição (entre a Av. Barão de Studart e a Via Expressa), no sentido Praia de Iracema/Mucuripe. Todos os pontos de embarque e desembarque estarão identificados e contarão com a presença de fiscais da Etufor para ajudar com informações.

Para atender a zona hoteleira da Praia do Futuro, serão disponibilizadas duas linhas especiais que farão a ligação até o bolsão do Shopping Iguatemi. Serão atendidas as paradas da Av. Dioguinho nos trechos entre a R. Renato Braga e Av. Santos Dumont e entre a R. Des. Geminiano Jurema e Av. Santos Dumont.

Na chegada ao estádio, os coletivos farão o desembarque dos passageiros pelas avenidas Paulino Rocha, Dr. Silas Munguba e Alberto Craveiro, por onde seguirão a pé, passando por um corredor exclusivo para pedestres até a entrada da Arena. Após as partidas, os torcedores deverão realizar o embarque nos mesmos locais onde desembarcaram. Operadores de transporte estarão espalhados pelo entorno do estádio repassando informações aos torcedores.

Trânsito

Nos dias de jogos, a operação de trânsito será iniciada à meia-noite com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e a implantação dos Postos de Verificação Veicular (PVVs) na área próxima ao Castelão. O efetivo para o monitoramento da região do estádio será de 170 agentes de trânsito, distribuídos em 45 viaturas e 20 motos. Apenas os veículos credenciados poderão circular na região da arena.

Os postos de bloqueio veicular serão instalados no cruzamento das seguintes avenidas: Alberto Craveiro x Senador Carlos Jereissati; Juscelino Kubitschek x Perimetral; Paulino Rocha x BR-116; Silas Munguba x Desembargador Otacílio Peixoto; Alberto Craveiro x rua Paula Frassinetti; Paulino Rocha x Desembargador Otacílio Peixoto.

Capital cearense é uma das doze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014

Fonte:
Portal Brasil, com informações do Portal da Copa e da Prefeitura de Fortaleza

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital