Infraestrutura
Nova estrutura praticamente dobra a capacidade do aeroporto de Manaus
Infraestrutura aeroportuária
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes possui dois terminais de passageiros para atender a aviação regular e regional
Inaugurado em 1976, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (SP), tem funções estratégicas, em virtude de sua localização: é um centro de apoio às rotas aéreas e um elemento de integração da região amazônica, além de exercer papel importante para a Segurança Nacional.
O aeroporto possui dois terminais de passageiros, um para atender a aviação regular (nacional e internacional) e o outro a aviação regional. Também dispõe de um complexo de logística de carga, implantado em três etapas, sendo o Terminal de Logística 1 inaugurado em 1976, o Terminal de Logística 2 em 1980 e o Terminal de Logística 3 em 2004.
As obras, que iniciaram em novembro de 2011 visando preparar o aeroporto para também atender à demanda da Copa do Mundo, incluíram reforma, modernização e ampliação do terminal de passageiros, além da adequação do sistema viário. A conclusão da obra se deu em maio de 2014, com um investimento total de R$ 444,46 milhões.
Com a nova estrutura, o aeroporto praticamente dobrou a capacidade de atendimento aos usuários, de 6,4 milhões de passageiros/ano para os atuais 13,5 milhões de passageiros/ano, bem acima da demanda verificada hoje em dia, em torno de 4 milhões de passageiros/ano. A área do terminal de passageiros também dobrou: de 39.483 m² em 2011, para os atuais 97.258 m².
O projeto incluiu ainda um novo estacionamento coberto, que recebeu mais 2.600 vagas, novas esteiras de restituição de bagagem, novos elevadores e escadas rolantes, e oito novas pontes de embarque, das quais duas são móveis.
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













