Infraestrutura
Porto Alegre mobiliza mil funcionários para coordenar tráfego na Copa
Mobilidade urbana
Com o objetivo de garantir a fluidez e a segurança na mobilidade nos seis dias de jogos da Copa Mundo que a cidade sediará, a prefeitura de Porto Alegre irá mobilizar mil funcionários de empresas envolvidas com o monitoramento, a organização e a divulgação de informações de mobilidade urbana para os turistas e a população. Deste grupo, 721 profissionais fizeram cursos de inglês ou espanhol oferecidos pela prefeitura.
A principal alternativa de deslocamentos em dias de jogos será o transporte público. Serão disponibilizadas quatro linhas de ônibus especiais e uma linha seletiva. Além disso, mais de 30 linhas regulares de ônibus e dez de lotação atendem as proximidades do estádio. Os pontos de parada para o transporte público - ônibus, lotação e táxis - ficarão localizados ao longo das avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros.
Para deslocamento a pé, a principal alternativa em dias de jogos será a avenida Borges de Medeiros, que terá a pista sentido centro-bairro bloqueada para veículos. O trajeto preferencial para pedestres, no projeto Caminho do Gol, contará com diversas atrações culturais e serviços para os torcedores. Outra alternativa é pedalar, utilizando o sistema BikePoa, de bicicletas compartilhadas, que possibilita deslocamento do Centro Histórico, Cidade Baixa ou Bom Fim até as proximidades do estádio Beira-Rio. São 39 estações e 390 bikes disponíveis aos usuários.
Trânsito
Os principais bloqueios do trânsito acontecerão somente nos dias de jogos na capital. Ao todo, serão dez vias com bloqueios totais ou parciais, com restrição de veículos em sete vias próximas ao estádio. O credenciamento é realizado pela prefeitura, por meio da campanha Vizinho da Copa.
As vias com maior trecho bloqueado ao tráfego de veículos serão as avenidas Padre Cacique e Edvaldo Pereira Paiva (entre a Ipiranga e a Padre Cacique), as duas restritas nos dois sentidos de circulação. Nessas vias, só será permitido acesso de veículos autorizados pela Fifa. Nos dias da Fan Fest, no Anfiteatro Pôr do Sol, a avenida Edvaldo Pereira Paiva poderá ficar bloqueada ao trânsito, entre João Goulart e Ipiranga, conforme a demanda de público.
Ônibus especial
Uma das novidades na cidade é a implantação de uma linha especial que ligará o Aeroporto Internacional Salgado Filho a diversos pontos da cidade, num trajeto de aproximadamente 30 quilômetros, com passagem em vários hotéis. O serviço entrará em operação no início de junho e funcionará, experimentalmente, por um ano. Nesse período serão feitos ajustes no itinerário, horário de funcionamento e outros aspectos, conforme necessidade.
A partir do lançamento, serão seis ônibus, cada um com 25 lugares e espaço para bagagem, que terão intervalos de 30 minutos a cada saída. A tarifa será de R$ 5. “Será um legado para a cidade. O aeroporto de Porto Alegre merece essa atenção. Mas os usuários também poderão continuar os serviços já existentes, do aeromóvel e da linha regular de ônibus T5, ao preço de R$ 2,95”, acrescentou Cappellari.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













