Infraestrutura
Presidenta entrega obras do BRT Transcarioca
Transportes
Em clima de samba, a presidenta Dilma Rousseff inaugurou neste domingo (1º), BRT Transcarioca, que vai ligar o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) à Barra da Tijuca. A previsão é que 320 mil passageiros passem pelo sistema diariamente nesta primeira fase de operações do corredor de ônibus expressos. O sistema de Transporte Público da Transcarioca no Rio de Janeiro (RJ) é um dos legados da Copa sobre mobilidade urbana deixado para os cariocas.
Para a presidenta, o transporte vai melhorar a qualidade de vida dos cariocas. “Aqui no Rio de Janeiro temos uma grande parceria. Fizemos essa obra porque devemos satisfação àqueles que nos elegeram. O BRT é um presente para a cidade do Rio de Janeiro. Essa obra tem estatura, tem história, essa obra dá samba. Os ônibus parecem trens. São trens sobre rodas e percorrem vias especiais. São canais exclusivos que dão mais rapidez para o fluxo. Transporte urbano de massa precisa disso, porque nós precisamos de tempo para viver. Esse transporte dará mais tempo para as pessoas”, destacou. Dilma destacou ainda o valor do bilhete único, que integra vários modais de transporte.
O BRT da Transcarioca terá 39 km de extensão, 45 estações e cinco grandes terminais de integração com ônibus convencionais. Para passar por 27 bairros, foram utilizados 21 mil toneladas de aço – o equivalente ao necessário para construir 18 estátuas do Cristo Redentor.
O prefeito Eduardo Paes assinou contrato de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para mais obras de mobilidade urbana na cidade. Em seguida, enalteceu o valor da obra para toda a cidade . “Essa obra é uma declaração de amor ao Rio de Janeiro. Ficamos olhando somente às áreas mais nobres dessa cidade e agora podemos contemplar áreas de pessoas trabalhadoras como Madureira, que é um dos lugares emblemáticos do Rio de Janeiro. Obras como essas não são somente de mobilidade, são obras de recuperação da identidade e da alma do cidadão carioca”, destacou.
Redução do tempo de viagem
O tempo do trajeto entre o Galeão e o Alvorada deve sofrer uma redução de 60%. Em ônibus convencionais, pode demorar até três horas, mas pela Transcarioca o passageiro fará o caminho entre um extremo e o outro da via em cerca de uma hora.
A presidenta enalteceu a política de pacificações dos governos federais e estaduais, reforçando que a iniciativa possibilitou a celeridade das obras.
"Fazer é diferente de planejar. Fazer é outra conversa. É muito importante que o Rio de Janeiro tenha essa variante de transporte. É a vez de melhorar os subúrbios, que é o coração dessa cidade", finalizou.
Capacidade para 450 mil pessoas por dia
Quando estiver operando com toda a sua capacidade, o BRT Transcarioca atenderá 450 mil pessoas por dia. Serão criadas duas linhas de ônibus alimentadores, eliminadas 12 e o itinerário de outras oito será alterado, o que resultará numa redução de 480 veículos da frota convencional de ônibus.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















