Infraestrutura
RJ incentiva transporte sobre trilhos para acessar Maracanã
Mobilidade urbana
O Rio de Janeiro irá priorizar o uso dos sistemas de metrô e de trem para o acesso ao Maracanã durante as partidas da Copa do Mundo. Principal destino para o turismo na Copa, os cariocas sediarão 7 dos 64 jogos disputados entre 12 de junho e 13 de julho, incluindo a decisão da competição.
O desafio será incorporar os mais de 550 mil visitantes esperados pelo Ministério do Turismo (90 mil deles vindos do exterior) à malha de transporte durante os 31 dias do evento.
O Plano de Mobilidade Urbana anunciado pela cidade manterá o mesmo padrão adotado no ano de 2013, durante a disputa da Copa das Confederações. A principal inclusão será a do Transcarioca, corredor expresso de ônibus inaugurado em junho que irá proporcionar rotas de acesso entre o aeroporto do Galeão e o estádio do Maracanã.
Com estações localizadas a no máximo 10 minutos de caminhada até o estádio, malhas de mobilidade urbana serão alimentadas por sistema de linhas de BRT, e por linhas especiais de ônibus em circulação durante a competição. O objetivo é conectar todas as regiões da cidade e pontos prioritários para o turismo: zona norte, sul e oeste, a rede hoteleira, aeroportos, barcas e rodoviária.
O entorno do Maracanã funcionará sob esquema especial em dias de jogos, com interdições de ruas, proibições de estacionamento, alteração de itinerários de linhas de ônibus, operações de limpeza, sinalização e monitoramento.
Acesso ao Maracanã
A expectativa da prefeitura é a de que um contingente de torcedores superior a 80% faça opção pelo transporte de metrô e trem para ter acesso ao Maracanã. A recomendação é que detentores de ingressos azuis ou amarelos, cujas entradas indicadas são A,B ou C (rampa da UERJ e Rua Eurico Rabelo) desembarquem pela estação Maracanã.
Detentores de bilhetes vermelhos, cuja entrada indicada é a D (Bellini), devem optar pelas estações São Francisco Xavier ou São Cristóvão, a depender da linha do metrô utilizada pelo torcedor. A estação São Cristóvão também é recomendada para donos de ingressos verdes, entrada indicada E e F (Rua Mata Machado).
Mediante apresentação do ingresso, o transporte em dias de jogos via metrô e via trem é gratuito até quatro horas antes do início do jogo e, na saída do estádio, até duas horas após o término da partida.
Galeão
Em operação desde o início de junho, o primeiro trecho do BRT Transcarioca opera todo o trajeito entre a Barra da Tijuca e Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) em cerca de uma hora. Durante a Copa do Mundo, o BRT terá integração com a linha 2 do metrô carioca, a partir da estação Vicente de Carvalho. Por ela, os torcedores brasileiros e estrangeiros poderão chegar à estação Maracanã.
Feriado e recesso escolar
Para auxiliar o funcionamento do plano de mobilidade, a prefeitura do Rio decretou feriado parcial nos dias 18 e 25 de junho e feriado integral no dia 4 de junho, em virtude da realização de partidas na cidade, em dias úteis. A medida visa reduzir o fluxo de veículos, minimizar possíveis transtornos para a população e agilizar o deslocamento dos torcedores para o estádio do Maracanã.

Fonte:
Portal Brasil, com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Portal da Copa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















