Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 06 > RJ incentiva transporte sobre trilhos para acessar Maracanã

Infraestrutura

RJ incentiva transporte sobre trilhos para acessar Maracanã

Mobilidade urbana

Plano de Mobilidade Urbana aprimorará modelo adotado pela cidade em 2013, durante disputa da Copa das Confederações
por Portal Brasil publicado: 11/06/2014 18h02 última modificação: 30/07/2014 02h59

O Rio de Janeiro irá priorizar o uso dos sistemas de metrô e de trem para o acesso ao Maracanã durante as partidas da Copa do Mundo. Principal destino para o turismo na Copa, os cariocas sediarão 7 dos 64 jogos disputados entre 12 de junho e 13 de julho, incluindo a decisão da competição.

O desafio será incorporar os mais de 550 mil visitantes esperados pelo Ministério do Turismo (90 mil deles vindos do exterior) à malha de transporte durante os 31 dias do evento.

O Plano de Mobilidade Urbana anunciado pela cidade manterá o mesmo padrão adotado no ano de 2013, durante a disputa da Copa das Confederações. A principal inclusão será a do Transcarioca, corredor expresso de ônibus inaugurado em junho que irá proporcionar rotas de acesso entre o aeroporto do Galeão e o estádio do Maracanã.

Com estações localizadas a no máximo 10 minutos de caminhada até o estádio, malhas de mobilidade urbana serão alimentadas por sistema de linhas de BRT, e por linhas especiais de ônibus em circulação durante a competição. O objetivo é conectar todas as regiões da cidade e pontos prioritários para o turismo: zona norte, sul e oeste, a rede hoteleira, aeroportos, barcas e rodoviária.

O entorno do Maracanã funcionará sob esquema especial em dias de jogos, com interdições de ruas, proibições de estacionamento, alteração de itinerários de linhas de ônibus, operações de limpeza, sinalização e monitoramento.

Veja as opções de deslocamento na capital carioca

Acesso ao Maracanã

A expectativa da prefeitura é a de que um contingente de torcedores superior a 80% faça opção pelo transporte de metrô e trem para ter acesso ao Maracanã. A recomendação é que detentores de ingressos azuis ou amarelos, cujas entradas indicadas são A,B ou C (rampa da UERJ e Rua Eurico Rabelo) desembarquem pela estação Maracanã.

Detentores de bilhetes vermelhos, cuja entrada indicada é a D (Bellini), devem optar pelas estações São Francisco Xavier ou São Cristóvão, a depender da linha do metrô utilizada pelo torcedor. A estação São Cristóvão também é recomendada para donos de ingressos verdes, entrada indicada E e F (Rua Mata Machado).

Mediante apresentação do ingresso, o transporte em dias de jogos via metrô e via trem é gratuito até quatro horas antes do início do jogo e, na saída do estádio, até duas horas após o término da partida.

Galeão

Em operação desde o início de junho, o primeiro trecho do BRT Transcarioca opera todo o trajeito entre a Barra da Tijuca e Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) em cerca de uma hora. Durante a Copa do Mundo, o BRT terá integração com a linha 2 do metrô carioca, a partir da estação Vicente de Carvalho. Por ela, os torcedores brasileiros e estrangeiros poderão chegar à estação Maracanã.

Feriado e recesso escolar

Para auxiliar o funcionamento do plano de mobilidade, a prefeitura do Rio decretou feriado parcial nos dias 18 e 25 de junho e feriado integral no dia 4 de junho, em virtude da realização de partidas na cidade, em dias úteis. A medida visa reduzir o fluxo de veículos, minimizar possíveis transtornos para a população e agilizar o deslocamento dos torcedores para o estádio do Maracanã.

Construído para a Copa de 1950, Maracanã sediará maior número de jogos entre os 12 estádios e a decisão da competição.

Fonte:
Portal Brasil, com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Portal da Copa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital