Infraestrutura
São Francisco: Comunicação Itinerante é realizada no Ceará
Semiárido
A cidade de Barro (CE) recebe, nesta sexta-feira (20) a ação Comunicação Itinerante, que faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Objetivo é levar informações sobre a obra e seus diversos aspectos aos moradores do semiárido nordestino.
A Comunicação Itinerante percorrerá ainda outras cidades da Região Nordeste até o mês de agosto. Serão beneficiados, ao final dessa segunda fase, os seguintes municípios: no estado do Ceará - Penaforte, Mauriti, Barro, Brejo Santo; na Paraíba: São José de Piranhas, Monte Horebe, Cajazeiras, Monteiro; e em Pernambuco: Verdejante, Salgueiro, Sertânia, Betânia, Petrolândia, Floresta e Custódia.
Para João Martins Tavares, aposentado, morador de Barro, a atividade é muito importante para a região. "Essa ação traz os conhecimentos necessários pra que a gente possa entender como está sendo o desenvolvimento desse projeto", afirma.
Francisco Jocival, estudante e também morador de Barro fez questão de comparecer ao stand montado na Praça. "Essa é uma oportunidade pra população que quer saber sobre a obra e também como será feito o abastecimento de água para a nossa cidade", afirma.
Ao todo, mais de 5 mil pessoas já participaram da ação nos estados em que a obra está localizada. A Comunicação Itinerante também busca levar atividades e palestras que abordam temas relevantes - sobretudo para população local - como o uso racional de água. O espaço funciona em uma tenda montada no ponto central da área urbana de cada município.
Os cidadãos de Barro podem se dirigir à Praça Gregório Alves Feitosa até as 16h, para conhecer o Projeto São Francisco, que levará água para mais de 12 milhões de brasileiros.
Integração do Rio São Francisco
O Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água a mais de 12 milhões de nordestinos nos Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Ao todo, 390 municípios serão beneficiados pela obra. Para dar celeridade à conclusão do empreendimento, alguns trechos contam com operários trabalhando 24 horas por dia. Mais de 10,3 mil trabalhadores atuam no projeto, sendo que 3.385 máquinas estão em operação.
Sobre o programa
A Comunicação Itinerante é uma ferramenta utilizada pelo Programa de Comunicação Social para ampliar o acesso de informações sobre o empreendimento à população e é um dos 38 Programas Básicos Ambientais (PBA) que estão em implantação paralelamente a execução das obras do São Francisco.
Além de levar informação por meio da Comunicação Itinerante, o Ministério da Integração Social também tem implantado três Centros de Referência em Comunicação Social (CRCS), em pontos estratégicos do semiárido: Brejo Santo (CE), Salgueiro (PE) e Custódia (PE). Os centros são espaços abertos para visitação do público interessado no projeto. Desde 2009, os centros já receberam mais de 13 mil pessoas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













