Infraestrutura
Agência divulga simulação de bandeiras tarifárias de julho
Mercado de energia
As tarifas de energia dos subsistemas Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste seriam submetidas a acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos se o sistema de bandeiras tarifárias, que entrará em vigor a partir de 2015, estivesse valendo neste mês de julho.
A informação divulgada pela Agência de Energia Elétrica (Aneel) ainda prevê uma adição de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (KWh) consumidos no subsistema Sul, região onde foi acionada a bandeira amarela, indicando que as condições de geração de energia não estão plenamente favoráveis.
Bandeiras tarifárias
As contas de energia no Brasil serão submetidas ao sistema de bandeiras tarifárias a partir de 2015. Bandeiras nas cores amarela e vermelha, indicando condições de geração de energia menos favoráveis e desfavoráveis, respectivamente, resultarão em acréscimos de valores nas tarifas.
A bandeira verde, terceira opção prevista pelo sistema, representa condição favorável de geração e, por consequência, não exige adição de valores nos boletos de energia.
Para facilitar a compreensão das bandeiras tarifárias,a Aneel divulga em caráter educativo mês a mês as bandeiras que estariam em funcionamento entre os anos de 2013 e 2014.
Além disso, as distribuidoras de energia divulgarão, na conta de energia, a simulação da aplicação das bandeiras para o subsistema de sua região. O consumidor poderá compreender então qual bandeira estaria valendo no mês atual, se as bandeiras tarifárias já estivessem em funcionamento.
Acesse mais informações sobre as bandeiras tarifárias.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













