Infraestrutura
Anatel aprova edital para expansão da telefonia 4G
Telecomunicações
O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital de licitação da faixa de 700 MHz, que vai expandir a internet 4G no Brasil. Atualmente, o serviço de 4G oferecido no Brasil é prestado na frequência de 2,5 GHz.
São seis lotes ofertados. Três deles abrangem todo o território nacional. O lote 4 vai cobrir quase todo o país com exceção de 87 cidades em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e mais dois municípios no Paraná. Essas 89 cidades estão divididas nos dois lotes restantes.
Com a utilização da faixa de 700 MHz será possível levar telefonia móvel e internet de alta velocidade também às áreas rurais, uma vez que a frequência é ideal para a cobertura de grandes distâncias a um custo menor.
Os preços das frequências serão divulgados após manifestação do Tribunal de Contas da União (TCU). As empresas vencedoras vão arcar com os custos das medidas necessárias à superação de eventuais interferências entre o 4G e a TV Digital e à redistribuição dos canais de TV e retransmissoras que precisem desocupar a faixa.
700 MHz
A faixa de 700 MHz vai estar disponível para levar a internet móvel depois do desligamento do sinal analógico de TV, que acontece entre 2016 e 2018. Depois de ser liberada, a faixa vai ser usada para expandir o serviço de telefonia e internet 4G no Brasil, que desde 2013 já opera no país na frequência de 2,5 GHz.
A frequência de 700 MHz possibilita cobertura de grandes áreas com o uso de menos antenas, o que permite levar os serviços de telecomunicações inclusive às áreas rurais, a um custo menor. Além disso, é o padrão utilizado internacionalmente para a internet 4G em vários países.

Fonte:
Ministério das Comunicações
Agência Nacional de Telecomunicações
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















