Infraestrutura
Associação do Crédito Fundiário será beneficiada com energia solar
Sustentabilidade
As 20 famílias da Associação Grota Funda, situada na cidade de Cristalândia (TO), que adquiriram terra pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), serão as primeiras comunidades rurais beneficiadas pelo projeto de energia solar do governo de Tocantins. Bombeamento de água, utilização de maquinário e o abastecimento residencial de energia são alguns dos benefícios que a utilização do sistema vai garantir aos agricultores.
Na implantação da tecnologia de uso sustentável, serão utilizadas 80 placas de energia solar de 100 watts e 40 baterias de 150 amperes, além de controlador de carga e fiação. Cada residência receberá quatro placas e duas baterias
Para o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida, a iniciativa da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro) de articular políticas complementares para os projetos do PNCF é de grande importância. "Ações como essa reforçam nossa convicção no modelo descentralizado de execução do Crédito Fundiário, que visa a integração de políticas públicas em beneficio do desenvolvimento sustentável do agricultor familiar", assinala o secretário.
O diretor de Agroenergia e Florestas Plantadas da Seagro, Sales Lopes Couto, ressalta que essa é uma iniciativa do governo do estado para promover o desenvolvimento nas comunidades rurais em Tocantins. “Nossa intenção é expandir esse projeto para outras comunidades, possibilitando assim a melhoria da qualidade de vida destas famílias no campo”, revela.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















