Infraestrutura
Boletim do mercado energético registra queda de 19% no preço médio
Energia e Meio Ambiente
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgou a mais recente edição do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). O preço médio fixado para os todos os submercados foi de R$ 581,90/MWh, 19% inferior ao registrado na semana operativa anterior.
Um dos aspectos principais para a queda no valor do PLD é a previsão de afluências acima da média no Sudeste e Sul na próxima semana. Desde quarta-feira (23), uma frente fria vem atuando fortemente nessas regiões e deve chegar ao sul de Minas Gerais. A expectativa é que as frentes frias continuem se repetindo até fim de agosto. Contudo, com menor intensidade do que nesta semana.
Em função da ocorrência de afluências acima do previsto no Sul e Sudeste, da queda do consumo de energia e do despacho contínuo das usinas termelétricas; o armazenamento atual nos reservatório ficou cerca de 470 MW médios acima do esperado.
Para próxima semana a expectativa é de redução de 1% no consumo de energia nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, com queda de 510 MW médios. A previsão é em função da queda esperada na temperatura e da redução do consumo pelos consumidores livres, comportamento observado desde março em razão do PLD elevado desde então.
O cálculo no valor do PLD da próxima semana levou em conta também a paralisação da usina nuclear Angra II para troca de combustível (iniciada em 19 de julho e com previsão de retorno para o próximo dia 21). Uma menor oferta de energia térmica com baixo custo disponível no Sistema Interligado Nacional – SIN impactou em redução de preço um pouco menor.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













