Infraestrutura
País registra 23,22 milhões de assinantes de banda larga
Telecomunicações
O Brasil encerrou o mês de junho com uma base de 23,22 milhões de assinantes de banda larga fixa. No sexto mês do ano, o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) estava presente em 35,53% dos domicílios, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A Região Sudeste concentra uma fatia de mais de 50% dos assinantes de banda larga: arrematou 14,03 milhões de assinantes no mês de junho. Na sequência, vêm as regiões Sul (com 4,02 milhões de assinantes) e Nordeste (com 2,68 milhões). Centro-Oeste (1,8 milhão) e Norte (676 mil) fecham a lista.
O Grupo Telmex (composto por Claro, Embratel e NET) responde por uma fatia de 30,3% do mercado de prestação de serviços de internet banda larga. A Oi ocupa o segundo posto com uma parcela de 28,3%, seguida por Telefônica/ Vivo (18,8%) e Vivendi/GVT (11,9%).
Tecnologia
A banda larga fixa é prestada com a utilização de diferentes tecnologias:
- por meios físicos confinados - Asynchronous Transfer Mode (ATM), Cable Modem, Ethernet, Fibra, Frame Relay, acesso híbrido - Fibra e Cabo Coaxial (HFC), xDSL e Power Line Communication (PLC);
- por satélite - satélite e Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite (DTH); e
- por ondas de rádio terrestres - espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal - MMDS), Fixed Wireless Access (FWA), Long Term Evolution (LTE), Spread Spectrum e Wimax.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













