Infraestrutura
Comissão internacional trabalha para atualizar Mapa Geológico da América do Sul
Informações geográficas
Uma comissão técnico-científica composta por 40 pessoas entre especialistas da Colômbia, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela esteve reunida em Villa de Leyva, na Colômbia, com o objetivo de atualizar o Mapa Geológico da América do Sul em duas escalas: 1:5M e 1:1M. A última versão do mapa data do ano de 2001.
"O Mapa Geológico proporciona uma visão homogênea de todo o continente e oferece benefícios para arquivos científicos e para execução de projetos na área de mineração. Terá finalidade também para a preparação de mapas hidrogeológicos e para a parte ambiental.", declarou Carlos Schobbenhaus, vice-presidente da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW) para a América do Sul.
Projeto mais amplo, o mapa do continente na escala 1:1M irá exigir um total de 92 folhas articuladas de acordo com o corte da Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo (60 long. x 40 lat.). Quando todas as folhas estiverem concluídas e dispostas uma ao lado da outra, o mapa deve alcançar cinco ou seis metros de dimensão. A expectativa é que ele fique pronto durante o ano de 2016.
Evento
O evento foi coordenado por Jorge Gomez Tápias do Serviço Geológico da Colômbia e secretário-geral da CGMW para a América do Sul. Sua realização foi acordada durante a XIX Assembleia Geral da ASGMI, ocorrida em Buenos Aires, em 2013, por proposição do Serviço Geológico da Colômbia com o objetivo de dar continuidade ao projeto de cooperação horizontal para a execução dos referidos mapas geológicos continentais.
Durante a reunião também foi apresentado o estado da arte de execução do Projeto Gondwana, coordenado por Renata da Silva Schmitt (UFRJ). Acordou-se um intercâmbio de informações entre os executores deste projeto e dos projetos sul-americanos em execução pela Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW).
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Serviço Geológico do Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















