Infraestrutura
Pesquisa indica que maioria dos que visitam Foz do Iguaçu pretende voltar
Usina de Itaipu
Pesquisa coordenada pelo Instituto QualiBest informa que 95% dos entrevistados que já visitaram Foz do Iguaçu (PR) manifestaram pretensão de voltar para a cidade paranaense e que 99% recomendariam a viagem para amigos e parentes.
Uma fatia de 95% dos que não conhecem a cidade manifestaram interesse em visitá-la no futuro: 30% ainda neste ano ou em 2015; outros 22%, num prazo de dois a três anos. A pesquisa embasa o Plano Estratégico de Marketing Turístico de Foz do Iguaçu para o período 2015-2018, encomendado pela Itaipu Binacional.
Interesse
A pesquisa qualitativa foi feita entre 14 de abril e 5 de maio, com 722 pessoas entre 18 e 65 anos, das classes A, B e C, que costumam viajar pelo menos uma vez por ano. Do total de entrevistados, quase a metade (48%) já visitou Foz do Iguaçu.
Depois da indicação de parentes e amigos, a internet é o meio mais utilizado para obter informações sobre Foz do Iguaçu (48% do total), seguindo-se programas ou reportagens de TV (24%); publicidade ou propaganda (18%); e, em menor número, revistas especializadas e agências de turismo (17% e 15%, respectivamente).
Maravilha da natureza
Em ambos os grupos de pesquisados, os principais motivos para visitar Foz do Iguaçu são suas belezas naturais. No grupo que já visitou Foz, 64% apontaram esta razão para a viagem; em segundo lugar (23%), aparecem as compras no Paraguai e Argentina.
Dois terços (69%) dos que não ainda não vieram a Foz e 85% dos que visitaram têm conhecimento de que as Cataratas são uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Entre os visitantes, a metade também afirmou que isso influenciou a viagem, confirmando o alcance e a importância da campanha Vote Cataratas, que resultou na conquista do título, em 2011.
A usina de Itaipu também foi bem avaliada. Entre os que fizeram os passeios, 91% disseram que gostaram (58% gostaram muito).
Cultura
Uma faria de 41% dos visitantes indicou ter gostado de todas as atrações da cidade, com o destaque, depois dos atrativos, para o clima e a infraestrutura turística (restaurantes, gastronomia, organização).
Eles apontaram, numa lista múltipla, que os locais mais visitados foram as Cataratas no lado brasileiro, depois as compras no Paraguai, o Parque das Aves, as compras na Argentina e as Cataratas no lado argentino.
Houve críticas a aspectos como limpeza pública, acesso ao transporte público e trânsito. Os visitantes também apontaram carências na cidade, na área cultural, e ainda disseram que faltam opções noturnas, como shows e restaurantes fora dos hotéis.
Não visitantes
Entre os que ainda não visitaram Foz do Iguaçu, 56% responderam que o principal motivo para vir à cidade são as belezas naturais. Em segundo lugar, os preços atrativos de hotel, passagens pacotes (22%).
A maioria (60%) dos que não conhecem Foz tomou conhecimento dos atrativos da cidade em programas e reportagens na TV; 42% por comentários de amigos e parentes; 37% pela internet; 32% pela publicidade\propaganda; 12% em revistas de turismo; e 9% em agências.
Fonte:
Itaipu Binacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













