Infraestrutura
PLD é fixado em R$ 649 MWh em todos submercados de energia
Mercado de energia
O comportamento do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período de 9 a 15 de agosto apresentou queda de 20%. O preço médio fixado para todos os submercados foi de R$ 649,96/MWh.
O PLD, publicação divulgada em caráter semanal pela Câmara de Comercialização da Energia Elétrica (CCEE), calcula a energia comercializada no mercado de curto prazo com o objetivo de ratear o custo de despacho adicional por meio da utilização dos dados considerados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico para a otimização da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), tais como condições hidrológicas, demanda de energia e preços de combustível.
Ou seja, os preços indicados pelo PLD servirão para estabelecer o montante de cada agente no rateio e liquidação de toda a energia não contratada.
O principal responsável para queda no preço na próxima semana operativa foi a de redução, em cerca de 1.700 MWmédios, na projeção do consumo de energia para todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), em um horizonte que vai até 2018. Essa alteração significativa foi apontada na antecipação da 2ª Revisão Quadrimestral de Carga, realizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
A análise, que ocorre geralmente na primeira semana de setembro, foi antecipada, em caráter extraordinário, em virtude de que durante os estudos realizados pelos órgãos ter surgido uma alteração tão significativa.
A previsão de queda no consumo está atrelada a perspectiva de revisão do crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,4% ao ano para 3,5% ao ano.
A baixa no valor do PLD só não foi maior devido à tendência de diminuição das afluências, em virtude da atenuação das frentes frias. A previsão é de que haja uma redução adicional de aproximadamente 700 MWmédios nas afluências do SIN em relação ao previsto anteriormente, sobretudo no Sul, até o final do mês de agosto. As afluências previstas são inferiores à média histórica mensal em todos os submercados.
Afluências
A expectativa de redução das afluências no Sul faz com que diminua a previsão de oferta de energia neste submercado e, conseqüentemente, a capacidade de envio de energia para o Sudeste. A despeito de tal redução, a priorização na transferência de energia entre esses dois submercados possibilitou que os reservatórios do Sudeste fossem poupados em cerca de 600 MWmédios, quando comparado com a redução que havia sido prevista. Afluências acima das previsões na segunda semana de agosto no Sudeste também contribuíram para a manutenção dos volumes nos reservatórios.
O cálculo do PLD para esta semana também foi influenciado pela permanência da usina nuclear Angra II fora de operação para troca de combustível (com previsão de retorno para o próximo dia 21), e pela entrada em operação comercial da unidade geradora 29 da usina hidrelétrica de Santo Antônio, localizada no Rio Madeira.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













