Infraestrutura
Aeroportos recebem especialistas em combate a incêndios
Aviação civil
Um total de vinte aeroportos espalhados por oito estados estão habilitados a operar após a chegada de bombeiros treinados, informa a Secretaria de Aviação Civil (SAC), nesta segunda-feira (15). A falta de profissionais especializados em combate a incêndio ameaçava provocar o fechamento dos terminais.
Um grupo de 800 bombeiros de aeródromos foi submetido a programa de treinamento entre o início de 2013 e o mês de junho do ano seguinte.
De acordo com levantamento realizado no fim de 2012 pela secretaria, os aeroportos brasileiros precisariam de 1.100 bombeiros até o fim de 2015 em 115 aeroportos regionais. Desse universo, 84 já foram atendidos.
Em 2013, foram formados 386 bombeiros de aeródromos e 66 gestores de Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC). Em 2014, foram 348 bombeiros até o mês de junho. Para o segundo semestre, estão previstas três turmas de formação para a categoria e outras três para gestor, cada uma com 40 vagas. Em 53 dos 115 aeródromos regionais contemplados nesta fase do Treinar há voos regulares. Empresas aéreas já manifestaram interesse em operar nos outros 62.
Segurança
Os profissionais que atuam na seção contra incêndio dos aeroportos são responsáveis pela prevenção, pelo salvamento e pelo combate a incêndios. A atividade é crucial para o perfeito funcionamento do aeródromo e segurança dos usuários, conforme explica a coordenadora do programa de capacitação da SAC, Isabella Melo.
“Esses profissionais precisam estar habilitados como bombeiro de aeródromo, e a preparação para atuarem em emergências aeronáuticas e aeroportuárias é primordial para manter os níveis adequados de segurança nas operações dos aeroportos brasileiros”, afirma Melo.
A falta de requisitos de segurança pode implicar em restrição à operação de voos com aeronaves de determinado porte que operam naquele aeroporto. No limite, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pode recomendar até mesmo o fechamento do terminal.
A iniciativa da SAC de capacitar pessoal faz parte do programa de aviação regional, que também tem investido em infraestrutura. Além disso, em julho a Secretaria entregou 35 caminhões de combate a incêndio em 23 aeroportos regionais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















