Infraestrutura
Governo pretende reproduzir modelo de Arranjo Produtivo no País
Base mineral
O Ministério de Minas e Energia informa que o governo pretende utilizar projeto piloto adotado em Goiás como modelo na implementação de Arranjos Produtivos Locais (APL) de base mineral em outros territórios nacionais.
“A intenção é usar essa experiência, em 2015, inicialmente para o setor de gesso e cerâmica vermelha em outra região do País”, disse Elzivir Guerra, diretor do departamento de Transformação e Tecnologia Mineral do Ministério de Minas e Energia, em evento sediado no estado do Centro-Oeste.
As ações estratégicas serão realizadas com foco em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação para sustentabilidade; desenvolvimento de pessoas; agregação e adensamento de valor à cadeia produtiva; e formalização e representação.
Uma das iniciativas estabelecidas no evento em Goiás foi a criação do Comitê Executivo Transitório do Comitê Gestor da Mudança do Arranjo Produtivo de Cerâmica Vermelha do Norte Goiano, que será responsável por executar e iniciar a formulação das estratégias e a preparação da implementação das ações planejadas nesse APL.
O comitê é composto pela Associação dos Ceramistas do Norte do Estado de Goiás (Asceno), que coordenará o grupo; pelo Gabinete de Gestão da Mineração da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás; pela Rede Goiana de Arranjos Produtivos Locais da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (GO); e pela Superintendência Goiânia do Serviço Geológico do Brasil.
Fonte:
Ministério de Minas e Energia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















