Infraestrutura
“Leilão de 700 MHz é estratégico”, diz secretário do MiniCom
Telecomunicações
Diante de empresários e representantes do setor de telecom, o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MiniCom), Maximiliano Martinhão, fez um balanço da área e destacou a importância do leilão da faixa de 700 MHz, cujo edital foi publicado no mês passado. "O leilão é estratégico para dar continuidade à expansão da cobertura da banda larga. Trata-se de uma oportunidade para promover o 4G e levar o serviço adiante."
A licitação da faixa de 700 MHz será feita a partir do remanejamento de geradoras e retransmissoras de televisão para permitir o uso da frequência na expansão da tecnologia de quarta geração da banda larga móvel, o que deve beneficiar, inclusive, áreas rurais. A entrega das propostas pelas empresas interessadas está prevista para o dia 23 de setembro.
O secretário participou de um debate sobre a competitividade e a inovação no setor de telecomunicações. No evento, ele fez, ainda, um balanço dos mecanismos de estímulo concedidos pelo governo federal à implantação de redes de banda larga pelo País.
700 MHz
A faixa de 700 MHz estará disponível para levar a internet móvel até áreas mais afastadas depois do desligamento do sinal analógico de TV, que acontece entre 2016 e 2018. Depois de ser liberada, a faixa vai ser usada para expandir o serviço de telefonia e internet 4G no Brasil, que desde 2013 já opera no país na frequência de 2,5 GHz.
A frequência de 700 MHz possibilita cobertura de grandes áreas com o uso de menos antenas, o que permite levar os serviços de telecomunicações inclusive às áreas rurais, a um custo menor. Além disso, é o padrão utilizado internacionalmente para a internet 4G em vários países.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















