Infraestrutura
Liquidez do mercado livre de energia cresce 3,1% frente a julho de 2013
Índice de rotatividade
Os contratos de fechados no mercado livre de energia elétrica em julho apontam uma alta de 3,1% na liquidez do segmento, quando comparados com o mesmo período de 2013. Os dados são do InfoLiquidez, relatório divulgado mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
No período, o índice de rotatividade do ambiente livre, que representa uma média de quantas vezes um contrato troca de mãos entre os agentes do mercado antes de ser liquidado, passou de 2,48 para 2,56. Já na variação mensal, entre junho e julho desse ano, o incremento no índice foi de 0,4%, de 2,55 para 2,56.
Quando considerados apenas os contratos de energia incentivada (proveniente de pequenas centrais hidrelétricas, usinas a biomassa e parques eólicos), não houve variação no índice de rotatividade, que se manteve em 2,81 entre julho de 2013 e julho de 2014.
No acompanhamento, pelo mesmo período, dos contratos de energia convencional, o índice passou de 2,42 para 2,51, registrando variação positiva de 3,6%. Nessa modalidade, houve também leve aumento na rotatividade dos contratos entre junho e julho desse ano, de 0,4%.
Confira os índices de rotatividade na tabela abaixo:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















