Infraestrutura
Ministério das Cidades inaugura 30 vagas para bicicletas
Dia Mundial Sem Carro
Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, inaugurou hoje (22) 30 vagas de estacionamento para bicicletas no prédio do Ministério das Cidades, em Brasília (DF). A ação ainda integra a Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente de 18 a 25 de setembro, e atende Lei Distrital nº 4.800/12 que dispõe sobre a obrigação de instalação de bicletários em certos estabelecimentos no Distrito Federal.
Criado no ano de 1997 na França, o Dia Mundial Sem Carro é comemorado anualmente em todo mundo no dia 22 de setembro. O objetivo é estimular uma reflexão dos cidadãos sobre o uso excessivo do automóvel e os benefícios de alternativas mais saudáveis como o uso da bicicleta e a caminhada.
No Rio de Janeiro, por exemplo, houve ações de conscientização para motoristas durante todo o dia, tais como a distribuição de informativos sobre os benefícios do uso das bicicletas.
MInistério das Cidades
Uma pesquisa interna demonstrou que uma fatia de 67% dos servidores da pasta passariam a utilizar a bicicleta como meio de transporte em seu deslocamento de casa para o trabalho, desde que houvesse condições adequadas como instalação de paraciclo e reforma de vestiários.
O Ministério das Cidades já possuía um bicicletário interno com dez vagas. Com as novas vagas, o ministério ampliar para 40 o número de estacionamentos disponíveis para que funcionários e visitantes guardem suas bicicletas com segurança. Foram realizadas reformas nos banheiros próximos aos paraciclos com o intuito de promover o conforto dos funcionários que se deslocam de bicicleta para o trabalho.
A pasta ainda que concluiu a instalação de novas placas de sinalização em áreas de convivência de motoristas, pedestres e ciclistas, além da colocar à disposição de usuários mapas das ciclovias existentes no Distrito Federal e uma torre de serviços com caixa de ferramentas.
Semana Nacional de Trânsito
O foco da Semana Nacional de Trânsito 2014 é : “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade para o pedestre”. Essa iniciativa acontece anualmente por meio de eventos, campanhas e ações educativas voltadas à população em todo o Brasil. A ação foi estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro, em 1997.
Todos os anos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define o tema que será abordado durante o período. Há dois anos, a semana passou a ser uma das ações da Década Pela Segurança no Trânsito 2011-2020, determinada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














