Infraestrutura
Publicação defende instalação de geoparque na Bahia
Informações geográficas
Em cerimônia na cidade de Morro do Chapéu (BA), ocorreu o lançamento da publicação “Geoparque Morro do Chapéu – Bahia (Proposta)”, de autoria dos geólogos da CPRM Antônio Dourado Rocha e Augusto Pedreira. A edição é uma separata do volume I do Livro Geoparques do Brasil.
A publicação defende a implantação de um geoparque em uma área com 7.134,50km2 de extensão na região do centro-norte do estado. Por definição, um geoparque se constitui área onde sítios do patrimônio geológico são parte de um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Segundo Antônio Dourado Rocha, as informações sobre o patrimônio geológico da região constituem uma condição necessária para se pleitear a candidatura ao título de geoparque reconhecido pela Unesco.
Para Dourado, Morro do Chapéu reúne características e condições excepcionais para alavancar o turismo na região e proporcionar atividades educativas de conservação e preservação das belezas naturais. No entanto, apesar do seu potencial natural, a região necessita de várias iniciativas tanto no campo da infraestrutura, quanto no envolvimento da comunidade para que adquira plenas condições de viabilizar a sua candidatura. Atualmente, existem 100 geoparques participantes da Rede.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















