Infraestrutura
Santos atinge recorde de movimentação de contêineres
Logística e exportação
O Porto de Santos registrou, em julho, recorde na movimentação de contêineres com uma marca de 338.978 teu (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés), segundo informações divulgadas pela Secretaria de Portos. O recorde anterior, registrado em novembro de 2013, foi de 327.359 teu.
De acordo com declarações do diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo, o crescimento na produtividade do complexo santista teve início em 2011, por conta de investimentos em equipamentos, softwares e ao aprofundamento do canal de navegação do porto, que vem permitindo a operação em Santos de navios de até 335 metros.
Em 2013, a carga conteinerizada atingiu um crescimento de 8,8%. O índice é o maior do Brasil no ano e superior a média mundial (4,8%), segundo dados da consultoria marítima Drewry Maritime Research citados pela Secretaria de Portos.
Movimento Geral
No geral, entretanto, as cargas movimentadas em Santos apresentaram declínio de 2,5% em relação ao acumulado do ano anterior, pressionadas, principalmente, pela queda dos produtos exportados. As exportações representam cerca de 70 por cento do total e caíram 4,1%, o suficiente para reduzir o movimento acumulado, mesmo com as importações alcançando crescimento de 1,4 por cento no período.
A redução nas exportações ocorre, principalmente, devido à diminuição nos embarques de açúcar, com queda de 15,5% em relação ao acumulado até agosto do ano passado.
Fonte:
Secretaria de Portos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













