Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 10 > Codevasf entrega plano de perímetros irrigados em PE

Infraestrutura

Codevasf entrega plano de perímetros irrigados em PE

Agricultura

Elaboração do plano diretor teve participação da companhia, prefeitura, produtores e representantes de moradores de agrovilas
por Portal Brasil publicado: 01/10/2014 15h26 última modificação: 01/10/2014 17h11

O plano diretor dos perímetros irrigados Nilo Coelho (incluindo-se a área Maria Tereza) e Bebedouro, em Petrolina (PE), é um importante instrumento de promoção da requalificação estrutural das agrovilas irrigadas existentes no município. O ato simbólico da entrega do documento, que contém 17 volumes, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) à prefeitura municipal marcou a conclusão de um trabalho iniciado há dois anos, e agora o plano segue para ser referendado pela Câmara de Vereadores de Petrolina.

“É o momento da reorganização dos núcleos aqui instalados há mais de 30 anos. Hoje inaugura-se um novo tempo na história da irrigação em Petrolina. Serão novas intervenções que agora poderão ser executadas por não mais se tratarem de vilas rurais – elas passam a ter uma ligação direta com a área urbana do município. Demandas antigas e necessárias para essa população serão colocadas em prática com a existência do plano diretor”, disse o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, durante a entrega.

O plano diretor foi discutido por dois anos com a participação da Codevasf, da prefeitura, de produtores e de representantes de entidades dos moradores das agrovilas. Na opinião do superintendente regional da Codevasf, João Bosco Lacerda de Alencar, após ser referendado pela Câmara o plano tornará possível a resolução de problemas em perímetros de Petrolina que, até então, eram de difícil solução. “É um momento muito importante para esses perímetros. Esse plano vai permitir atender, por exemplo, uma demanda antiga dessas áreas por habitação popular. Temos aqui uma população considerável de mais de 60 mil habitantes”, observou João Bosco.

O prefeito Julio Lóssio lembrou que inaugura um marco de sua gestão, porque outras administrações passaram e não conseguiram resolver a questão do ordenamento da área irrigada – hoje uma das mais importantes da cidade. “É daqui que sai toda a riqueza de Petrolina. O plano é um instrumento que vai permitir que possamos conversar com o governo federal, governo estadual e assim atuar mais diretamente nessas áreas”, salientou Julio.

A moradora e liderança comunitária do N-11 do perímetro Nilo Coelho, Cleide Ferreira, comentou que, para quem mora nas vilas irrigadas de Petrolina, a conclusão do plano diretor é a certeza de que a infraestrutura, os serviços e novos benefícios chegarão às áreas com a agilidade e necessidade que a população dos núcleos necessita.

“Nunca soubemos a quem reclamar nossas necessidades.  Agora com tudo definido, de quem é a responsabilidade pelas agrovilas, a responsabilidade de cada órgão, poderemos resolver problemas simples como a simples aquisição de equipamentos de lazer para a nossa população”, apontou.

O vereador Elismar Gonçalves, que é líder do governo municipal na Câmara de Vereadores de Petrolina, disse que, no que depender do poder legislativo, as vilas irrigadas de Petrolina ganharão um novo momento a partir da entrega do plano diretor. “É um marco, uma nova vida para o povo das vilas irrigadas, especialmente para a área do Bebedouro, a mais antiga do município. São sete vilas no Bebedouro, e isso vai possibilitar que recursos cheguem ao município e que estes sejam destinados a ações nas áreas irrigadas. Vamos ter essa responsabilidade na Câmara de reorganizar o Bebedouro e o Nilo Coelho também”, afirmou Elismar.

Fonte:
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital