Infraestrutura
Secretaria de aviação apoia construção de novo aeroporto em Porto Alegre
Aviação regional
Em nota, a Secretaria de Aviação Civil defende o projeto de implementação de novo aeroporto na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A pasta aponta projeção de esgotamento do aeoporto Salgado Filho, principal terminal da região, para justificar a construção de novo empreendimento.
Para que o processo se inicie são necessários estudos para averiguar a viabilidade econômica, financeira, técnica e ambiental do projeto, que prevê que a área de Portão (a 50 quilômetros de Porto Alegre) seja escolhida como o local para abrigar o novo terminal.
Segundo a análise da Secretaria,a forma mais adequada para suprir as necessidades financeiras do aeródromo seria adotar o modelo de concessão à iniciativa privada.
Na última semana, o governo do Rio Grande do Sul anunciou que pretende contratar até dezembro uma empresa para produzir os estudos técnicos necessários e recomendados pela SAC.
A área prevista para o empreendimento é de 21 quilômetros quadrados, cinco vezes maior que a do Salgado Filho.
Salgado Filho
Atualmente, o aeroporto da capital gaúcha tem capacidade para atender 15,3 milhões de passageiros por ano. As características do terreno onde está o Salgado Filho impedem a instalação de uma segunda pista e limitam a ampliação da pista existente. Além disso, a urbanização da área em torno do aeródromo dificulta, por exemplo, a instalação de sistemas mais avançados de pouso por instrumentos.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













