Infraestrutura
Agência autoriza limpeza de diques em Aimorés (MG)
Pass Through
O Diário Oficial da União publicou na última semana a Resolução nº 1.631/2014, da Agência Nacional de Águas (ANA), que autoriza a operação de Pass Through no reservatório da Usina Hidrelétrica de Aimorés (MG), no rio Doce, em caráter excepcional, durante o período chuvoso de 2014/2015.
Esta operação de limpeza do reservatório busca deslocar os sedimentos depositados, ao longo dos anos, para reduzir o nível da água nos diques nas duas margens do reservatório que cortam a cidade de Resplendor (MG), recuperando o nível de segurança destas estruturas.
Três cidades mineiras ficam às margens do reservatório: Aimorés, Itueta e Resplendor.
A ANA e outras instituições deverão ser informadas pelo Consórcio UHE Aimorés – formado pela Cemig e Vale – com pelo menos sete dias de antecedência sobre o início da operação de Pass Through: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), IBAMA, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Instituto Estadual do Ambiente do Espírito Santo (IEMA) e Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAEE) Baixo Guandu (ES).
O Pass Through só será efetivado quando a CEMIG comunicar à ANA que foram promovidas ações de divulgação para a comunidade do entorno do reservatório.
Além disso, é necessário que a empresa informe sobre a possibilidade de efetivação do procedimento a diversas instituições: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Superintendência Regional de Meio Ambiente do Leste Mineiro (SUPRAM/LM), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Prefeitura de Aimorés, Defesa Civil do Estado, Polícia Militar de Minas Gerais.
Durante a operação, o Consórcio UHE Aimorés deverá garantir as condições adequadas para captações de água abaixo a jusante (após) da barragem, principalmente para o SAAE Baixo Guandu.
Se a qualidade da água tiver alteração significativa ou se a quantidade de sedimentos da água captada a jusante do reservatório aumentar consideravelmente, o Pass Through deverá ser interrompido caso não sejam encontradas soluções em tempo hábil.
Operação
No período chuvoso, o reservatório deverá ser operado o mais próximo possível da cota de 89,8m, independente do volume de água que chegue a ele, e só poderá ser rebaixado de 7h30 a 17h30.
Caso a previsão de afluência seja maior ou igual a 2500m³/s a montante (antes) do reservatório, ele será rebaixado até 89m. Se a previsão for maior ou igual a 3000m³/s, o rebaixamento será até 88,5m.
Para vazões acima de 3000m³/s, a operação do reservatório será a fio d’água. Enquanto o Pass Through estiver ocorrendo, a variação máxima diária da água que sai da barragem da hidrelétrica poderá ser de até 390m³/s por dia.
Ao término do período chuvoso, a condição normal de operação será retomada quando a vazão afluente começar a cair.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













