Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 11 > Agência autoriza limpeza de diques em Aimorés (MG)

Infraestrutura

Agência autoriza limpeza de diques em Aimorés (MG)

Pass Through

Operação limpeza busca deslocar sedimentos depositados para reduzir nível da água nos diques nas duas margens do reservatório
por Portal Brasil publicado: 16/11/2014 11h33 última modificação: 16/11/2014 11h33

O Diário Oficial da União publicou na última semana a Resolução nº 1.631/2014, da Agência Nacional de Águas (ANA), que autoriza a operação de Pass Through no reservatório da Usina Hidrelétrica de Aimorés (MG), no rio Doce, em caráter excepcional, durante o período chuvoso de 2014/2015.

Esta operação de limpeza do reservatório busca deslocar os sedimentos depositados, ao longo dos anos, para reduzir o nível da água nos diques nas duas margens do reservatório que cortam a cidade de Resplendor (MG), recuperando o nível de segurança destas estruturas.

Três cidades mineiras ficam às margens do reservatório: Aimorés, Itueta e Resplendor.

A ANA e outras instituições deverão ser informadas pelo Consórcio UHE Aimorés – formado pela Cemig e Vale – com pelo menos sete dias de antecedência sobre o início da operação de Pass Through: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), IBAMA, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Instituto Estadual do Ambiente do Espírito Santo (IEMA) e Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAEE) Baixo Guandu (ES).

O Pass Through só será efetivado quando a CEMIG comunicar à ANA que foram promovidas ações de divulgação para a comunidade do entorno do reservatório.

Além disso, é necessário que a empresa informe sobre a possibilidade de efetivação do procedimento a diversas instituições: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Superintendência Regional de Meio Ambiente do Leste Mineiro (SUPRAM/LM), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Prefeitura de Aimorés, Defesa Civil do Estado, Polícia Militar de Minas Gerais.

Durante a operação, o Consórcio UHE Aimorés deverá garantir as condições adequadas para captações de água abaixo a jusante (após) da barragem, principalmente para o SAAE Baixo Guandu.

Se a qualidade da água tiver alteração significativa ou se a quantidade de sedimentos da água captada a jusante do reservatório aumentar consideravelmente, o Pass Through deverá ser interrompido caso não sejam encontradas soluções em tempo hábil.

Operação

No período chuvoso, o reservatório deverá ser operado o mais próximo possível da cota de 89,8m, independente do volume de água que chegue a ele, e só poderá ser rebaixado de 7h30 a 17h30.

Caso a previsão de afluência seja maior ou igual a 2500m³/s a montante (antes) do reservatório, ele será rebaixado até 89m. Se a previsão for maior ou igual a 3000m³/s, o rebaixamento será até 88,5m.

Para vazões acima de 3000m³/s, a operação do reservatório será a fio d’água. Enquanto o Pass Through estiver ocorrendo, a variação máxima diária da água que sai da barragem da hidrelétrica poderá ser de até 390m³/s por dia.

Ao término do período chuvoso, a condição normal de operação será retomada quando a vazão afluente começar a cair.

Fonte:
Agência Nacional de Águas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital