Infraestrutura
Água Para Todos contempla mais de 160 mil famílias entre 2011 e 2014
Segurança hídrica
Um contingente de mais de 160 mil famílias no semiárido nordestino e no norte de Minas Gerais foi contemplado com as cisternas para consumo previstas pelo programa Água Para Todos.
As informações são parte do balanço do programa no triênio 2011/2014, atualmente em discussão no Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.
Outros milhares de sertanejos com acesso a água assegurado por meio da perfuração de 615 poços, 453 barreiros para dessedentação animal e 36 sistemas simplificados de abastecimento de água, entre outras ações.
Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.
Também por meio do programa, estão sendo implantados pela Codevasf kits familiares de irrigação que têm capacidade para irrigar uma área de 500 metros quadrados e são destinados a pequenos assentamentos ou agrupamentos de produtores rurais.
O Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que se encerra na próxima sexta-feira (7), conta com 24 sessões técnicas e 3 sessões painéis, nos quais estão sendo apresentados os resultados obtidos em diferentes áreas de pesquisa.
O evento também tem seis mesas redondas para promover a discussão de temas relevantes para a região Nordeste.
Saiba mais sobre as cisternas
Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.
O abastecimento das cisternas implantadas pela Codevasf ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório.
Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos –, a água é própria para saciar a sede e para uso no preparo de alimentos.
Cada reservatório pode acumular até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.
Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que as famílias guardem com segurança a água provida por caminhões-pipa.
Fonte:
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil














