Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2014 > 11 > Codevasf promove cursos em cinco cidades sergipanas

Infraestrutura

Codevasf promove cursos em cinco cidades sergipanas

Capacitação

Iniciativa social tem como público alvo jovens da zona rural com faixa etária de 14 a 26 anos, até fim deste ano
por Portal Brasil publicado: 17/11/2014 14h26 última modificação: 17/11/2014 14h26

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai capacitar cerca de 120 jovens pelo Projeto Amanhã em Sergipe.

Até o final de 2014, a iniciativa social da Codevasf, que tem como público alvo jovens da zona rural com faixa etária de 14 a 26 anos, está ofertando cursos nos municípios de Neópolis, Pacatuba, Japoatã, São Francisco e Canindé de São Francisco.

Nesta semana, foi iniciado um curso de operação e manutenção de tratores agrícolas. 

Ao todo, 20 jovens residentes no povoado Betume, na zona rural de Neópolis, aprenderão sobre o funcionamento de um trator agrícola e receberão instruções sobre a manutenção e a utilização correta de implementos agrícolas.

O curso, ministrado por Carlos Alberto Santos, assistente técnico da 5ª Superintendência Regional da Codevasf, tem duração de 60 horas e se estenderá até o dia 21 de novembro.

Maria da Conceição da Silva, coordenadora geral do Projeto Amanhã, está acompanhando a primeira semana do curso e afirma que o objetivo de sua visita é acompanhar de perto as ações de capacitação.

“Já são mais de 26 mil jovens capacitados desde o início do Projeto Amanhã, em 1993. Este é um dos mais importantes projetos sociais da Codevasf, que busca fortalecer os arranjos produtivos locais e atender às demandas dos mercados regionais ao mesmo tempo em que responde aos anseios dos próprios jovens”, explica.

A coordenadora regional do Projeto Amanhã em Sergipe, Valdirene Cruz, acrescenta que o foco dos cursos ofertados no estado é a produção orgânica.

“Atualmente, estamos dando os primeiros passos para a criação de um telecentro que irá fortalecer as ações de inclusão digital e também buscando mais parcerias para ampliar o número de jovens capacitados no Baixo São Francisco sergipano”, diz Valdirene.

Em outubro, foram abertas duas turmas para capacitação em agroecologia, que ensinaram uso adequado do solo, nutrição das plantas e técnicas de compostagem.

O curso, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), capacitou 15 jovens do assentamento Manoel Dionízio da Cruz, em São Francisco, e 15 jovens do povoado Ponta de Areia, em Pacatuba.

Além disso, foi iniciado na semana passada um curso de introdução à agroecologia com foco em olericultura, com informações sobre boas práticas agrícolas para o cultivo de hortaliças.

A capacitação está sendo realizada em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e é destinada a 13 jovens do povoado Betume, em Neópolis.

O curso em andamento é ministrado pelo engenheiro agrônomo Júlio Alves Neto (Codevasf) e pelo pesquisador em fertilidade de solo Joézio dos Anjos (Embrapa Tabuleiros Costeiros).

O Projeto Amanhã também está ofertando turmas de capacitação em segurança do trabalho.

O curso, realizado em parceria com o Senar, tem duração de 16 horas e é voltado a jovens de quatro comunidades rurais: assentamento Manoel Dionízio Cruz (São Francisco), assentamento Cuiabá (Canindé de São Francisco), povoado Ponta de Areia (Pacatuba) e Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (Japoatã). Ao todo, serão capacitados cerca de 60 jovens.

Fonte: 

Codevasf

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Nono dígito passa a valer a partir deste domingo (29)
Foto: MCTI
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
O objetivo é criar mecanismos para universalizar a internet de alta velocidade, reforçar a infraestrutura de acesso e incentivar os investimentos no setor
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Desde 2009, Programa já entregou mais de 2,6 milhões de moradias
Divulgação/Ministério das Cidades
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Programa já alcançou 96% dos municípios brasileiros, 5.330 cidades diferentes
Iano Andrade/Portal Brasil
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Terceira fase do programa vai contratar mais 2 milhões de moradias, a serem construídas até 2018
Divulgação/Blog do Planalto

Governo digital