Infraestrutura
Maior túnel do Projeto de Integração do Rio São Francisco está quase pronto
Eixo Norte
O túnel Cuncas 1 do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que levará água do reservatório de Mauriti, no Ceará, ao de São José de Piranhas, na Paraíba, está quase concluído.
Com 94,4% de execução, a obra faz parte do Eixo Norte da Integração e é considerada o maior túnel da América Latina para transporte de água. A estrutura tem 15 quilômetros de extensão e nove metros de altura, por nove de largura.
Veja fotos da obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
A obra contou com uma moderna máquina importada da Finlândia para as escavações - a perfuratriz hidráulica chamada Jumbo.
Cada ciclo de detonações ao longo de sua construção levou entre 12 e 15 horas. Foram empregados cerca de 700 quilos de explosivos em cada etapa. O avanço médio de cada ciclo foi de 4,5 metros de túnel escavado.
Além do Cuncas I, o Projeto de Integração do Rio São Francisco tem outros três túneis para transporte de água: Cuncas II (já concluído) e Milagres, também no Eixo Norte, e Engenheiro Giancarlo de Lins Cavalcanti, no Eixo Leste.
O túnel Milagres, com quase 1 km, está localizado em Penaforte (CE), e o túnel Eng. Giancarlo de Lins Cavalcanti (antigo túnel Monteiro) liga Sertânia (PE) a Monteiro (PB) e possui 3 km de extensão.
O Cuncas 2 tem quatro quilômetros de extensão, que começa em São José de Piranhas e termina em Cajazeiras, ambos municípios da Paraíba.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















