Infraestrutura
Programa de qualidade no Terminal Pesqueiro de Santos conquista prêmio internacional
“Prêmio Food Design”
O Grupo de Estudos em Qualidade dos Alimentos (GeQual), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, implantou o Programa de Autocontrole no Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Santos durante o ano de 2013.
A iniciativa contou com o apoio da Coordenação Geral de Logística (Colog), do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Gestor do Terminal Pesqueiro de Santos, Manuel Martins.
O terminal é administrado pelo MPA e os resultados desse programa são importantes para o setor pesqueiro.
O programa acaba de receber neste mês de novembro a primeira colocação no Prêmio Food Design Internacional, um dos mais importantes do setor de gestão de segurança dos alimentos.
Conduzido pela professora e doutora Elke Stedefeldt, o programa da Unifesp contemplou 18 itens referentes à qualidade do pescado, para garantir principalmente a saúde dos consumidores.
Os itens incluíram os Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO), os Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO), as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP, em inglês).
Sistema de análise
Para concorrer à premiação, o programa atendeu aos quatro eixos exigidos pelo Prêmio Food Design: Implementação do HACCP; implementação dos elementos de gestão; cultura de segurança dos alimentos e food defense. Neste ano, o tema foi "Rumo à Cultura de Segurança dos Alimentos".
O sistema HACCP baseia-se em analisar as diversas etapas da produção de alimentos, verificando os perigos potenciais à saúde dos consumidores, determinando medidas preventivas para controlar esses perigos por meio de pontos críticos de controle.
Atualmente, um sistema de APPCC pode ser certificado pela ISO 22000.
A premiação
O Prêmio Food Design em HACCP foi criado em 1998, como um incentivo aos profissionais que desenvolvem projetos de implantação do sistema HACCP em indústrias e aos estudantes que desenvolvem pesquisas em HACCP na área acadêmica. Em 2012 passou a ser de âmbito internacional.
Elke Stedefeldt e Laís Mariano Zanin receberam o prêmio no dia 13 de novembro de 2014 durante o 13º Seminário Internacional Food Design, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, capital.
Equipe
O GeQual atua em Extensão Universitária, Iniciação Científica, TCC e mestrado. A equipe é formada pelas professoras e doutoras Elke Stedefeldt, Vanessa Dias Capriles, Maria de Fátima Ferreira Queiróz, Veridiana Vera de Rosso e Sasha Habu.
Alunos também participam: Laís Mariano Zanin, Eduardo Maturino, Hélida Ventura Barbosa Gonçalves, Diogo Thimoteo da Cunha, Samantha Jésica Sales Andrade, Thamires Leonardi Merino Rios, Camila Scaffide Martins e Gabriela Fernandes Del Vale.
O trabalho tem o apoio do engenheiro de pesca Werner Souza Martins.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













