Infraestrutura
Famílias do CE, PE e PB serão beneficiadas com cisternas
Acesso a água
Cerca de 32.880 famílias serão beneficiadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) com a instalação de cisternas nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba. Nesses três estados, onde o órgão está atuando diretamente, as implantações das cisternas estão em fase de conclusão.
A iniciativa, que faz parte do Programa Água para Todos, sob a coordenação do Ministério da Integração Nacional, prioriza a população que vive no semiárido brasileiro e encontra-se em situação de extrema pobreza.
No total, o órgão irá implantar 75.000 cisternas de polietileno nesses três estados mais Bahia e Minas Gerais. Deste montante, o DNOCS executará, diretamente, a implantação de 32.381 reservatórios. Os 42.619 restantes serão instalados em parcerias com os governos estaduais. Até o último dia 15 de dezembro, 94% do total de cisternas contratadas já haviam sido fornecidas.
No Ceará, 21.609 famílias foram impactadas com a instalação de cisternas Deste total, 14.983 já foram implantadas em 12 municípios, enquanto 6.626 reservatórios estão previstos para beneficiar os municípios de Mombaça (4.374) e Morada Nova (2.234).
Nestas duas últimas cidades, os contratos encontram-se em andamento, restando apenas o de instalação e transporte, que será iniciado no começo de 2015.
O Programa Água para Todos, do governo federal, foi criado para realizar repasses de recursos para a implementação de ações que visem garantir acesso à água para comunidades rurais cujos habitantes se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Ele prioriza a população que vive na extrema pobreza, de acordo com os critérios definidos no decreto de sua criação (7.535/2011), articulando ações com diversos órgãos e instituições federais.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















