Infraestrutura
Sistema de abastecimento contempla dez comunidades do norte baiano
Recursos hídricos
Cerca de 1,5 mil pessoas beneficiadas com água tratada. Este é o resultado da conclusão e entrega do sistema de abastecimento de água Mandacaru/Ilha Grande, realizados nesta semana pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, no norte da Bahia.
O sistema Mandacaru/Ilha Grande, que é o segundo maior do interior da cidade, com 20 quilômetros de rede, recebeu investimentos de mais de R$ 2 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai levar água do rio São Francisco às comunidades de Barrinha do Cambão, Projeto Mandacaru, Vila Juca Viana, Ilha Grande, Porto de Pedra, Favela, Areia, Cipó, Ponta d’água e Vargem da Cruz.
“As obras integram a estratégia do governo federal para a convivência com a seca na região oferecendo, assim, água de qualidade para a população”, afirma o superintendente da Codevasf em Juazeiro, Alaor Grangeon.
Para a moradora de Barrinha do Cambão, Miralva Santos, esse é um sonho que estava adormecido há muito tempo.
“Moramos na beira do rio e tínhamos dificuldade de abastecimento de água, principalmente nos períodos de chuva quando precisávamos utilizar barcos para pegar água e beber sem nenhum tratamento. Agora recebemos com muita alegria esse benefício”, conta.
O sistema de abastecimento de água é composto de captação flutuante no rio São Francisco, adutora de água bruta até o local da Estação de Tratamento de Água (ETA), que pode ser do tipo compacta ou do tipo convencional, adutora de água tratada, reservatório de acumulação e rede de distribuição.
Com a conclusão da obra, a Codevasf está repassando o sistema para operação pela Prefeitura Municipal de Juazeiro por meio de termo de transferência.
Fonte:
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















