Infraestrutura
Aeroporto de Manaus recebe certificação operacional
Aviação civil
O Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) recebeu o Atestado de Capacitação Operacional (Acop) concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme a Portaria nº 125, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A certificação qualifica as instalações, equipamentos, procedimentos, pessoal e atendimento médico da Seção Contra Incêndio (SCI) de um aeroporto, atestando que todos os elementos para salvamento e combate a incêndio no terminal operam de acordo com os padrões de segurança internacionais exigidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci).
Com a autorização, o aeroporto poderá ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 4E ou inferior, permitindo as operações da aeronave Boeing 747-8F, de acordo com os procedimentos especiais descritos na portaria.
O certificado está previsto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 139 e pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), e é concedido após uma série de inspeções realizadas pela agência em aeródromos que movimentam mais de um milhão de passageiros.
“A conquista do certificado somente foi possível com a colaboração dos profissionais do Aeroporto de Manaus que trabalharam para manter a operacionalidade do aeroporto dentro dos requisitos necessários. Essa certificação é resultado do trabalho em equipe. Quero também agradecer todo o apoio da Diretoria e Presidência no desenvolvimento das ações para a certificação”, disse a superintendente do aeroporto, Socorro Pinheiro.
Fonte:
Infraero Aeroportos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













