Infraestrutura
Ministério da Integração e Sudam discutem desenvolvimento regional
Políticas públicas
O Ministério da Integração Nacional (MI) posicionou-se em favor da participação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) no processo de elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e na organização da “II Semana Nacional de Desenvolvimento Regional”, que acontecerá em março deste ano, em Fortaleza.
O assunto foi tratado na última sexta-feira, 23, em Belém durante visita da técnica aos diretores e coordenadores da Sudam.
A II Semana Nacional de Desenvolvimento Regional tem caráter nacional e o objetivo é reunir e mobilizar a sociedade, segmentos empresariais e as principais instituições governamentais e não-governamentais na construção de um espaço de debate e aprimoramento das políticas públicas, no estímulo ao desenvolvimento regional.
Representando o MI, a assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Morgana Oliveira frisou que a participação das superintendências é fundamental para mostrar que o trabalho é feito em conjunto.
“O Ministério tem a missão de integração nacional e não existe sem um trabalho suplementar que lhe dá suporte. A ideia é que as ações estejam sempre mais afinadas e que isso possa transparecer para a sociedade”, afirmou ela, destacando que “o objetivo é envolver todos os atores nesse espírito para a aprovação da nova Política Regional.”
Consolidação da PNDR
Segundo Morgana Oliveira, o MI está empenhado no amadurecimento e na consolidação da PNDR. Nesse sentido, a II Semana de Desenvolvimento Regional tem o objetivo de promover um debate de âmbito nacional acerca do planejamento, da política e da dinâmica regional brasileira.
O evento será voltado para a consolidação da proposta da PNDR nos termos acordados na I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (I CNDR), realizada em março de 2013.
O superintendente da Sudam, Djalma Mello, reforçou a importância da discussão e do aperfeiçoamento da PNDR e disse que ela já foi encaminhada para aprovação do Congresso Nacional, assim como o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), da Sudam.
Ele colocou à disposição a estrutura da instituição para dar suporte técnico ao evento.
A II Semana Nacional do Desenvolvimento Regional será constituída de conferências, palestras, painéis temáticos, apresentações e debates de experiências concretas, além de uma feira de produtos regionais ao ar livre, na orla de Iracema.
Haverá, ainda, cursos, e rodadas de negócios, para mostrar resultados já alcançados com as Rotas de Integração e o Sistema MI.
Serão discutidos temas como governança democrática, diversidade cultural, inclusão produtiva e meio ambiente, que serão trabalhados de forma articulada e com o foco especial na integração latino-americana e no fortalecimento da cooperação Brasil-Europa.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil













