Infraestrutura
Obras de ampliação do aeroporto de Vitória serão retomadas
Transporte aéreo
Em nota, a Secretaria de Aviação Civil informa que as obras de ampliação do aeroporto de Vitória (ES) serão retomadas.
O novo terminal de passageiros terá 28 mil m² e está projetado para ampliar a capacidade total de atendimento dos atuais 4,2 milhões de passageiros por ano para 9,8 milhões (terminal atual e novo).
Serão cinco pontes de embarque, 31 balcões de check-in e nova área de estacionamento de veículos, passando das atuais 592 vagas para 2.054 novas vagas.
A nova pista, por sua vez, terá 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura e será construída em direção ao mar, contribuindo em termos ambientais, com a redução dos níveis de ruídos aeronáuticos e vibrações sobre o entorno urbano do aeroporto.
A Infraero divulgou na sexta-feira (16) a confirmação do resultado da licitação para as obras. O vencedor foi o consórcio Jota Ele/Damiani/EMPO e o valor do investimento será de R$ 523,5 milhões.
A Infraero e o consórcio deverão assinar o contrato de obras e, depois de apresentadas as garantias contratuais previstas na legislação, será providenciada a emissão da ordem de serviço, documento que autoriza o início dos trabalhos.
A estimativa é que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro trimestre deste ano. O prazo de execução das obras, conforme previsto em edital, é de dois anos e meio (914 dias).
Investimentos
Entre 2011 e 2014, a Infraero investiu aproximadamente R$ 45 milhões em projetos e obras de modernização no aeroporto de Vitória.
Foram concluídas as instalações de dois módulos operacionais (embarque e desembarque), a reforma do terminal de passageiros existente que permitiram a ampliação da capacidade de processamento de passageiros e a melhoria do conforto aos usuários.
Também foram construídas a nova torre de controle com 35m de altura e instalações amplas, que permite maior qualidade na prestação dos serviços de apoio a navegação aérea, e a nova seção contra incêndio (SCI), que ampliou a segurança das operações aéreas em solo.
Outras melhorias realizadas em Vitória incluem a instalação do ILS (Instrument Landing System) categoria I, equipamento que permite maior precisão no procedimento de pouso por instrumento das aeronaves em condição de mau tempo e baixa visibilidade e a instalação do Sistema Repetidor Radar (TARIS) na torre de controle, ampliando a segurança nas operações de tráfego aéreo.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















