Infraestrutura
Acordo de cooperação científica busca desenvolver novas tecnologias
Inovação
A Basf, indústria química líder mundial, e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) firmaram uma cooperação técnico-científica visando combinar forças para estimular a inovação dentro do Brasil e a criação de tecnologias. Juntos irão promover o intercâmbio de informações, treinamentos, formação de equipes e desenvolvimento de novos projetos tecnológicos, com ênfase em produtos, processos e metrologia.
A expectativa é de que a parceria fortaleça a atuação da comunidade científica brasileira com a oportunidade de gerar soluções que se tornarão referência no mercado, ampliando o desenvolvimento e a implementação de produtos inovadores no País. Esta parceria também acontece no momento em que a BASF celebra 150 anos e trabalha com uma estratégia focada em processos de cocriação com a sociedade, pensando em soluções sustentáveis para o futuro.
Pelo caráter amplo, o acordo oferece possibilidades de atuação nos segmentos de química, materiais, saúde, biociências, biotecnologia, óptica, térmica e outros campos de aplicação da metrologia.
A incubação de projetos deve ocorrer de diferentes formas. Uma delas é a união entre a utilização dos laboratórios do Inmetro e as tecnologias criadas pela BASF para o desenvolvimento de novas aplicações. Para a BASF, isso resultará na oferta de novos produtos, além de tecnologias inovadoras e mais sustentáveis para o consumidor brasileiro.
“Identificamos uma convergência e complementaridade tecnológica entre BASF e Inmetro que tornaria viável um acordo para pesquisa e desenvolvimento em conjunto. Áreas de negócio específicas da BASF também indicaram a possibilidade de fomentar projetos, já visando resultados concretos na criação de métodos, tecnologias e produtos”, afirma Luiz Henrique Lopes, gerente regional de relações governamentais corporativas da BASF América do Sul.
A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF, será o primeiro negócio a conduzir um projeto dentro deste contrato, com expectativa de criar um produto focado em sustentabilidade e inovação com a utilização do esforço conjunto dos recursos de Química, Óptica e Metrologia do Inmetro aliados ao time de desenvolvimento da marca.
Outra iniciativa está relacionada à interação com o Inmetro na Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA), voltada para os novos métodos alternativos de validação de pesquisas científicas, o que pode reduzir o uso de testes com animais. O objetivo é estudar outras plataformas e desenvolver um sistema de testes de seguranca e eficiência para aplicação em pesquisas com medicamentos e cosméticos, por exemplo.
Fonte:
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















