Infraestrutura
Aeroporto de Brasília lidera índice de satisfação durante Operação Carnaval
Transporte aéreo
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília (DF), foi eleito pelos passageiros como o melhor durante o período da Operação Carnaval – iniciada no dia 12 de fevereiro e finalizada no dia 23.
É o que mostra pesquisa de satisfação do passageiro realizada durante os dias 12, 13, 18, 19 e 20, dias de intensa movimentação nos sete aeroportos da operação e que concentram 72% do movimento no carnaval – Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE).
Numa escala de 1 a 5, onde 1 é a menor nota possível e 5 a maior, o terminal de Brasília alcançou 4,4 em relação ao indicador “satisfação geral do passageiro”, a maior entre os sete aeroportos. A pesquisa foi encomendada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) à Praxian – Business & Marketing. Além do indicador de “satisfação geral do passageiro”, os entrevistados responderam a perguntas relacionadas a outros 47 quesitos, como tempo de espera no check-in, restituição de bagagem e limpeza. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.
Já a média geral dos sete aeroportos ficou acima de 4. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão teve a pior avaliação entre os sete terminais, alcançado a nota de 3,7.
A pesquisa é realizada trimestralmente nos 15 aeroportos que respondem por 95% da movimentação em todo o País. Em períodos de grande movimentação no ano, como Carnaval ou festas de fim de ano, é feito um levantamento específico. “Fazemos a pesquisa para que ela sirva de parâmetro para os gestores de cada aeroporto – os concedidos e os controlados pela Infraero – tenham conhecimento da opinião dos passageiros e tomem medidas para melhorar a oferta dos serviços ou continuem aprimorando”, explica o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.
O diretor de Gestão Aeroportuária da SAC, Paulo Henrique Possas, a medida tem melhorado cada vez mais a percepção do passageiro em relação aos terminais. “A pesquisa de satisfação dos passageiros está cumprindo seus objetivos e tem sido uma ferramenta de gestão bem-sucedida”, avalia.
Operação Carnaval
O balanço das partidas realizadas e atrasos registrados na Operação Carnaval mostra que no Brasil voa-se cada vez mais e melhor. Nos 12 dias de operação, houve um aumento de 6% na quantidade de decolagens. Foram 14.929 em 2014 contra 15.770 em 2015.
Mesmo com o aumento no fluxo de voos, o índice de atrasos – quando o tempo de decolagem ultrapassa 30 minutos do programado – foi de apenas 6% nos sete terminais. Nos mesmos 12 dias de 2014, o percentual foi de 11%. Em 2014, foram 1.711 decolagens com atraso contra 991 neste ano, ou seja, uma redução de 42%.
A SAC estima que 5,3 milhões de passageiros passaram pelos sete aeroportos da Operação. A estimativa é calculada com base na oferta de assentos pelas companhias aéreas, autorizadas pela ANAC e considerando uma ocupação média de 85% das vagas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















