Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2015 > 02 > Dois perímetros mineiros contarão com área de reserva legal

Infraestrutura

Dois perímetros mineiros contarão com área de reserva legal

Cinco mil hectares entre as cidades de Porteirinha e Riacho dos Machados serão destinados para compor a reserva legal dos projetos
por Portal Brasil publicado: 19/02/2015 15h46 última modificação: 19/02/2015 15h46
Crédito: Zinclar /CBHSF Área escolhida já possui uma proteção significativa à biodiversidade local, com nascentes e matas naturais preservadas

Área escolhida já possui uma proteção significativa à biodiversidade local, com nascentes e matas naturais preservadas

A sustentabilidade ambiental das áreas irrigadas alcançadas pelos perímetros Gorutuba e Pirapora, no norte de Minas Gerais, está garantida. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está adquirindo cerca de 5 mil hectares entre os municípios de Porteirinha e Riacho dos Machados, área que será destinada a compor a reserva legal dos projetos, um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões que irá beneficiar 495 produtores.

A iniciativa - com a qual a Codevasf atende as exigências da legislação ambiental e cumpre um acordo firmado com o Ministério Público Estadual que envolveu também o Instituto Estadual de Florestas (IEF) -, irá contribuir significativamente para a recarga da barragem do Bico da Pedra, que foi construída pela Companhia em 1978 e é a principal fonte de suprimento hídrico para os mais de 4 mil hectares do perímetro Gorutuba.

“Além de resolvermos um passivo ambiental histórico, esta era uma demanda antiga dos produtores em função do impedimento para obtenção de financiamento bancário”, afirma o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

Com a medida, os irrigantes voltarão a ter condições de pleitear financiamentos para custeio e investimento em seus lotes – já que, por determinação do Banco Central, os agentes financeiros são impedidos de conceder empréstimos quando não há reserva legal na área produtiva.

“Com acesso a linhas de financiamento, o pequeno irrigante volta a ter oportunidade de modernizar e melhorar o seu sistema de irrigação, inclusive trocando-o por um mais moderno e que promova economia de água”, comemorou Gustavo Wagner Lage, produtor e também presidente do Conselho de Administração do Perímetro de Irrigação Gorutuba.

A área escolhida fica à montante do lago do Bico da Pedra, a 6 quilômetros de sua bacia, e já possui uma proteção significativa à biodiversidade local, com nascentes e matas naturais preservadas, as quais também funcionam como mata ciliar de grande parte do rio Gorutuba e do córrego Piranga, fontes hídricas da barragem do Bico da Pedra.

De acordo com a definição do Código Florestal, reserva legal é a “área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas”.

A delimitação de uma reserva legal significa principalmente que nenhuma ação de desmatamento, construção ou ocupação é permitida nesse terreno, segundo explica o superintendente Dimas Rodrigues, da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, em Montes Claros (MG). “A preservação dos mais de 5 mil hectares à montante do lago do Bico da Pedra garantirá que a água da chuva siga alimentando as nascentes, o rio Gorutuba e, consequentemente, a barragem, afastando o risco de que ações predatórias na área prejudiquem sua recarga”, destaca.

Máquinas e equipamentos de combate a incêndios já foram adquiridos pela Codevasf. Os próximos passos são o cercamento da área de reserva legal, o aceramento (construção de espaço entre vegetação e cerca para barrar focos de incêndio) e a construção de casas para vigilantes.

Gorutuba e Pirapora

O perímetro Gorutuba possui uma área irrigada de mais de 3,2 mil hectares, sendo que, destas, mais de 1,5 mil são lotes familiares e cerca de 1,7 mil são de exploração empresarial. As principais culturas no Gorutuba são banana, mogno, uva, sorgo e feijão. Em 2014, a produção anual ficou em 55.060 toneladas, sendo 28.146 nos lotes empresariais e 26.914 nos familiares.

Já o perímetro Pirapora tem produção exclusivamente familiar, com mais de 790 hectares de área irrigada explorada por 35 produtores. As principais culturas são banana, laranja, uva e tangerina; em 2014, a produção total do perímetro foi de 17.413 toneladas.

Fonte:
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.

Últimas imagens

Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Melhor navegabilidade da bacia do Tocantins-Araguaia também vai favorecer pequenas comunidades agrícolas
Foto: Divulgação/Ministério da Integração
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Ministro das Cidades, Bruno Araújo, participa de evento do programa Minha Casa Minha Vida, que beneficiou cerca de 360 famílias em São Paulo
Divulgação/Ministério das Cidades
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
A iniciativa possibilitará uma oferta maior de água para as populações rurais atingidas pela estiagem e seca.
Foto: Adriana Fortes/MD
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Na cerimônia, 480 casas do Residencial Maria Pires Perillo foram entregues.
Divulgação/ministério das Cidades
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
A Aneel fiscalizará o custo, que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) deverá cobrir para garantir as adequações.
Foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

Governo digital